Chega ao Brasil o mais rápido Porsche 911 conversível

 

Autos - 07/02/2004 - 10:46:30

 

Chega ao Brasil o mais rápido Porsche 911 conversível

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Apresentado na Europa em meados de 2003, o Porsche 911 Turbo Cabriolet acaba de chegar ao Brasil. As primeiras unidades já foram vendidas pela Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche.

Apresentado na Europa em meados de 2003, o Porsche 911 Turbo Cabriolet acaba de chegar ao Brasil. As primeiras unidades já foram vendidas pela Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche.

O 911 Turbo Cabriolet voltou ao mercado depois de 14 anos. O motor boxer de 3,6 litros propor-ciona 420 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 57,1 kgfm na faixa de 2.700 a 4.600 rpm. Os números de desempenho são igualmente respeitáveis: aceleração de 0 a 100 km/h em 4s3 (na versão Coupé, 4s2) e velocidade máxima de 305 km/h, com a capota levantada (dados da versão equipada com câmbio manual de 6 marchas). Opcionalmente, o Turbo Cabriolet pode ser equipado com a caixa de câmbio automático Tiptronic S, com 5 marchas. Neste caso, o motorista pode também mudar de marchas manualmente por meio de acionadores localizados no volan-te.  Evidentemente, o 911 Turbo Cabriolet segue os mais altos padrões de segurança e conforto, como acontece com toda a linha. A célula do 911 Turbo Cabriolet baseia-se na estrutura do Coupé, mas com reforços espe-ciais que compensam a ausência da capota fixa. Como acontece com o 911 Carrera 4S Cabriolet, o Turbo se beneficia de uma série de mudanças. Sua estrutura, por exemplo, é a mais rígida entre os Porsche 911 com carroceria aberta. Reforços laterais também são aplicados, e a estrutura usa aço com especificação DP-600, ultra-resistente. Como em todo Porsche 911 conversível, dois “santoan-tônios” (barras de proteção em caso de capotamento) protegem os ocu-pantes do carro. Escondidas dis-cretamente atrás dos assentos traseiros, as barras se erguem em frações de segundo, tão logo um sensor de balanço determine que o carro pode capotar. O motorista pode abrir e escam-otear a capota de lona por baixo da tampa de seu compartimento em apenas 20 segundos, apenas apertando uma tecla no painel. Isso pode ser feito com o carro em movimento, até a velocidade de 50 km/h. Estilo A carroceria do 911 Turbo Cabriolet pode ser facilmente diferenciada do 911 Carrera Cabriolet. Os pára-lamas são 60 mm mais largos que no Carrera Cabriolet. Repetindo as diferenças existentes entre as versões com carroceria Coupé, as entradas de ar dianteiras são maiores (para enviar ar fresco não apenas para os radiadores, mas também para os freios) e existem outras localizadas nos pára-lamas traseiros, logo atrás das portas. Outra característica é a asa traseira retrátil, que reduz as forças de sustentação no eixo traseiro. Essa asa, mais o spoiler dianteiro maior, assegura a aerodinâmica necessária a um carro esporte deste calibre. Turbocompressores para máximo desempenho Dois turbocompressores, funcio-nando paralelamente, asseguram a potência e o desempenho deste motor de 6 cilindros. O ar é aspirado por um único filtro. Em seguida, os turbos comprimem o fluxo de ar para só então guiar esse fluxo para os intercoolers - são dois, localizados atrás das rodas traseiras. Após esse processo, os dois fluxos de ar se juntam novamente, e esse fluxo único é que vai passar pela borboleta do acelerador - operada eletroni-camente. O sistema de gerencia-mento do comando de válvulas do motor turbo é combinado com um controle de abertura e fechamento das válvulas. Com esse sistema, denominado VarioCam Plus, o movimento das válvulas é ajustado infinitamente. Isso otimiza a potência e o torque do motor, além de reduzir o consumo de combustível e o nível de emissões. O resultado de tudo isso é um desempenho virtualmente igual ao do Turbo Coupé: com câmbio manual de 6 marchas, o 911 Turbo Cabriolet acelera de 0 a 100 km/h em 4s3 (contra 4s2 do Coupé) e atinge, com a capota fechada, 305 km/h. A retomada de velocidade de 80 a 120 km/h, em quinta marcha, demora exatos 5 segundos. Tração nas quatro rodas e sistema PSM Como acontece na versão Coupé, o novo 911 Turbo Cabriolet tem tração nas quatro rodas. Em condições normais (por exemplo, piso asfaltado e seco), o sistema entrega 5% da tração nas rodas dianteiras (225/40, com pneus ZR 18) e 95% nas traseiras. Quando as condições de aderência pioram (superfície molhada ou escorregadia), o sistema pode deslocar até 40% da potência do motor para as rodas dianteiras, a fim de proporcionar melhor ade-rência em qualquer condição de dirigibilidade. A segurança ativa é auxiliada pelo sistema PSM (Porsche Stability Management, ou Gerenciamento de Estabilidade Porsche), equipamento de série nesta versão. Incorporando senso-res de última geração, o PSM “lê” se o carro vai na trajetória correta e estabiliza o carro tanto longitudi-nalmente quanto lateralmente, intervindo eletronicamente no gerenciamento do motor e do sistema de freios sempre que limites extremos são atingidos. Tudo de maneira a preservar o caráter esportivo do 911 Turbo Cabriolet. Em outras palavras: o PSM ajuda na estabilidade sem intervir no caráter esportivo do carro. Para assegurar poder de frenagem superior, sem qualquer desvio, o Turbo Cabriolet possui pinças de freio com 4 pistões e freios a disco ventilados com 330 mm de diâmetro.

Apresentado na Europa em meados de 2003, o Porsche 911 Turbo Cabriolet acaba de chegar ao Brasil. As primeiras unidades já foram vendidas pela Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche.

Apresentado na Europa em meados de 2003, o Porsche 911 Turbo Cabriolet acaba de chegar ao Brasil. As primeiras unidades já foram vendidas pela Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche.

Apresentado na Europa em meados de 2003, o Porsche 911 Turbo Cabriolet acaba de chegar ao Brasil. As primeiras unidades já foram vendidas pela Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche.

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