O prefeito de São Bernardo, William Dib, deverá encaminhar em fevereiro à Câmara Municipal o projeto de lei que dará origem à Secretaria de Transportes e Vias Públicas. O anúncio foi feito durante o seminário realizado no último dia 21 com os secretários de governo e vereadores da bancada de sustentação. Segundo o prefeito, a medida vem de encontro à solicitação feita no ano passado, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que está liberando financiamento do US$ 144 milhões para a realização de uma reformulação no sistema viário do município. De acordo com o coordenador de Projetos Especiais, Eurico Leite, a nova secretaria contará com funcionários vindos de diversos departamentos como manutenção viária, trânsito, obras públicas, Empresa de Transporte Coletivo e planejamento da Secretaria de Administração. A pasta terá como principal responsabilidade, gerenciar o programa das 25 intervenções viárias. A primeira etapa com um pacote de dez obras, aprovada em dezembro de 2003, será iniciada este ano. Segundo o prefeito, o Bid pediu a criação desta secretaria devido ao fato de o sistema viário da cidade ser gerenciado pelas secretarias de Obras, Serviços Urbanos e pela Empresa de Transporte Coletivo (ETC). “O sistema viário será gerenciado por apenas uma secretaria”, explicou Dr. Dib. Eurico Leite explicou também, que muitas vezes era feito um pedido de um ponto de ônibus num determinado quarteirão e outras secretarias como a de Serviços Urbanos estavam estudando a mudança viária no mesmo trecho. “São ações que aconteceriam no mesmo espaço e acabariam sendo executadas separadamente. Com a Secretaria de Transportes que contará com profissionais de todos os setores, não haverá tal problema”.
A idéia da administração é utilizar algum espaço físico existente para abrigar a Secretaria de Transportes e Vias Públicas. “Não haverá muito impacto de obras”, afirmou Dr. Dib. A pasta terá verba orçamentária remanejada das diretorias de trânsito, serviços urbanos, manutenção viária, obras e planejamento que será utilizada para modernizar, equipar e dar funcionalidade à todas as etapas do programa de transportes. Além disso, deverá planejar, produzir projetos, conversar com a comunidade, executar obras, implantar novas linhas, paradas de ônibus e conservar as vias públicas.
De acordo com o prefeito, o projeto está sendo elaborado pela Secretaria de Assuntos Jurídicos e deverá ser enviado para a Câmara em fevereiro.
|