A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Mário Martins de Almeida conta com a mais nova Biblioteca Interativa da rede pública de ensino de São Bernardo. Inaugurada no dia 2 de dezembro pelo prefeito William Dib e autoridades municipais, a 24ª biblioteca instalada nas EMEBs recebeu o nome de Airton Senna da Silva, em homenagem ao corredor de fórmula 1, morto em 1.994, no circuito de Ímola, na Itália.
Saudado com uma grande festa preparada por professores, pais e alunos da Escola Mário Martins, Dr. Dib afirmou que a entrega de mais um equipamento às escolas é sempre motivo de comemoração. “Com essa biblioteca, as crianças de nossa cidade ganham com a qualificação cada vez maior da educação, oferecida na rede pública de ensino”.
As bibliotecas interativas fazem parte do Programa Rede de Bibliotecas Interativas (Pró-Rebi) realizado em parceria da Prefeitura com o Departamento de Biblioteconomia da Universidade de São Paulo (USP). O mesmo modelo implementado em São Bernardo só existe na rede pública da França.
Com uma concepção diferenciada das demais bibliotecas, a interativa oferece ao usuário um espaço planejado com a possibilidade de formação, comunicação, orientação, apoio técnico, troca de conhecimentos e serviços. As bibliotecas são equipadas com computadores ligados à internet, televisor 29 polegadas, videocassete, CD-player, CD-Rom, filmadora, fitas de vídeo e mais de três mil livros no acervo. A diretora da EMEB Mário Martins, Rosângela dos Santos Stefanelli agradeceu as iniciativas da Prefeitura em atender as demandas da escola. “Desde a municipalização, em 1989, recebemos recursos para reformas, implantação da educação tecnológica, laboratório de informática e a biblioteca interativa. Esperamos continuar a parceria da APM com a Secretaria de Educação e Cultura e realizar outros investimentos que são fundamentais para ensino dos nossos alunos”.
Para o secretário de Educação e Cultura, Admir Ferro, a educação de São Bernardo tornou-se referência no país, pela ousadia da Administração em municipalizar o ensino fundamental de 1ª à 4ª série. “A proposta surgiu com o ex-prefeito Maurício Soares e prossegue tendo todo o empenho do Dr. Dib. Mesmo os vereadores da bancada de oposição, que votaram contra o projeto, reconhecem que a municipalização na cidade deu certo”.
Pais e moradores do bairro mostraram-se empolgados ao conhecerem o novo espaço da escola. Márcia Aparecida Rebelo, mãe de Raísa, da 3ª série, afirmou que a biblioteca era o que ela estava esperando. “Tudo é muito moderno. Faltava mais leitura e com esses recursos o ensino será bem melhor”. Miguel Fernando Pereira, pai de Rebeca, da 3ª série, disse que a iniciativa da Prefeitura é formidável e muito importante para os alunos. “A leitura é essencial para o país e para a formação do caráter, é uma identidade que não podemos perder”. Outro ponto destacado por Miguel é a possibilidade dele e seus outros filhos poderem usar a biblioteca e usufruir dos recursos ali instalados. Um dia por semana, a biblioteca estará aberta para atender a comunidade do bairro.
|