O CRT (Centro de Reflexão de Trânsito) da Prefeitura de São Bernardo vai desenvolver uma série de atividades educativas na Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro. O tema da campanha deste ano é: "Dê preferência à vida".
Além das visitas de escolas ao Centro, as ações externas já realizadas durante todo o ano serão intensificadas, entre elas o Prate (Programa de Auxílio à Travessia nas Escolas) e o Circotran. Neste último, grupos de atores usarão a mímica, em alguns cruzamentos da cidade, para mostrar a motoristas e pedestres a importância de um comportamento seguro no trânsito, como o respeito aos semáforos e limites de velocidade, o uso do cinto de segurança, e a utilização de passarelas e faixas de travessia de pedestre.
As visitas ao CRT serão feitas em três períodos (manhã, tarde e noite). As atividades do Prate na porta de algumas escolas, entre elas a ETE Lauro Gomes, acontecem das 12h às 13h30. Já as do Circotran acontecem das 9h às 10h30 e das 14h às 16h30.
Criado em junho de 2000 com o objetivo de educar jovens e adultos, o CRT (Rua Humberto Luís Gastaldo, 60, Parque Anchieta) já recebeu a visita de cerca de 100 mil pessoas. O programa educativo é levado a crianças em idade escolar e também a profissionais do trânsito, como condutores de veículo escolar, motoristas de ônibus e taxistas. As orientações se dão por meio de palestras, esquetes teatrais e jogos interativos. Para cada faixa etária é aplicada uma literatura pedagógica diferente.
As palestras e esquetes teatrais são apresentadas em um auditório com capacidade para 300 pessoas. Construído com recursos do Fatran (Fundo de Assistência ao Trânsito), o prédio do CRT abriga uma sala de projetos dotada de equipamentos de alta tecnología. Alí, engenheiros, arquitetos e urbanistas desenvolvem projetos e analisam as situações de tráfego da cidade.
O CRT possui ainda uma central que monitora 24 horas por dia, com câmeras de TV, as principais vias de São Bernardo. A iniciativa, pioneira na América Latina, vem servindo de modelo para outras cidades brasileiras.
Subordinado à Secretaria de Serviços Urbanos, o CRT foi concebido como parque temático. No local, há um espaço com semáforos, pistas e faixas de pedestre em tamanho miniatura para a educação de crianças com idade entre 5 e 8 anos. Nas simulações de rua são utilizadas bicicletas e triciclos.
As atividades do CRT são oferecidas gratuitamente à comunidade. Para conhecer o local é preciso fazer agendamento prévio pelo telefone 4337-7777.
|