As concessionárias de telefonia fixa estão perdendo mais de 10 milhões de reais por dia por estarem com as tarifas corrigidas pelo IPCA e não pelo IGP-DI, índice previsto em contrato. A estimativa é do diretor-superintendente da holding Tele Norte Leste e presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco. Só a Telemar, segundo o executivo, está perdendo 3 milhões de reais por dia.
Ele está confiante que as operadoras terão direito ao ressarcimento dessas perdas, mas não acredita que o consumidor deva ser o único responsável por pagar a diferença.
"A gente não pode ficar jogando um caminhão de melancia no consumidor, mas temos que recuperar o prejuízo", afirmou Falco. Uma das formas de ressarcimento seriam mudanças nas exigências das metas que devem ser cumpridas pelas empresas.
A Telemar e a Telefônica entraram na segunda-feira com recursos no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1a Região contra decisão da 2a Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, da semana passada, que determinou o reajuste da tarifa de telefone pelo IPCA. A Telemar espera decisão do TRF até o início da próxima semana.
Falco defendeu o respeito aos contratos. "Qualquer índice é bom, desde que não mude no meio do caminho", afirmou. A polêmica em torno do reajuste na telefonia vem se arrastando desde o final de junho, quando a Anatel havia homologado o reajuste médio de 28,75 por cento. O IPCA acumulado dos últimos 12 meses está em 15,07 por cento.
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