Agora é oficial: a nova versão do MS-Office chega ao mercado no próximo 21 de outubro. A principal novidade é que o produto deixa de ser apenas uma suíte e passa a ser um sistema completo de escritório.
No novo conceito do Office – cujo nome, agora, é Microsoft Office System – a preocupação principal volta-se para trabalho em grupo, gerenciamento de processos e o acesso a informações de negócios e, por fim, a produtividade pessoal. Em termos concretos, o Office passa a ser uma plataforma de desenvolvimento e também uma interface para as informações corporativas.
Para atender a esse conceito, o produto será apresentado em vários formatos. O mais completo de todos será o Office Professional 2003 Enterprise Edition, que contém as aplicações Word, Excel, Outlook, PowerPoint, Access e Publisher, mais as estreantes Business Contact Manager (BCM) e InfoPath.
O Business Contact Manager é um programa de CRM para pequenas empresas, enquanto o InfoPath oferece ferramentas para trabalhar em grupo e compartilhar documentos. Os nomes de todos esses produtos, mesmo os mais conhecidos, também mudou. Todos passam a incluir o termo Office. O Word, por exemplo, chama-se Microsoft Office Word 2003. O objetivo, certamente, é reforçar a idéia de sistema, e não do programa individual.
Para funcionar como o sistema concebido pela Microsoft, o Office precisa trabalhar com servidores como o Office SharePoint Portal Server 2003 (espaços virtuais para trabalho em grupo) e o Exchange Server 2003 (correio eletrônico).
O Office 2003 será oferecido em vários outros pacotes, além da edição Enterprise. Haverá ainda as versões Professional, Standard, Small Business e Student and Teacher, que combinam diferentes Além disso, as aplicações isoladas também estarão disponíveis. Os preços ainda não foram definidos.
|