O Cenforpe, no bairro Planalto, receberá nesta terça-feira (26/06) o segundo dia do 1º Congresso Intermunicipal de Educação. Na ocasião serão apresentados 98 projetos pedagógicos desenvolvidos pelos professores, além de oficinas, colóquio e mesa redonda com universidades parceiras. Organizado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o evento conta com o apoio das Prefeituras de São Bernardo, Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além de instituições parceiras. A abertura do evento ocorreu na tarde desta segunda-feira (25/06), em São Caetano, com a presença de docentes das cidades participantes e autoridades, bem como da secretária de Educação de São Bernardo, Sílvia Donnini.
A professora participou de um diálogo sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), cujo documento define o conjunto orgânico e progressivo das aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Esta conversa também contou com Luís Carlos de Menezes, integrante do Conselho Estadual de Educação em São Paulo (CEE-SP), e consultor da Unesco para propostas curriculares; Mozart Ramos, diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna; e Almério Melquíades de Araújo, coordenador do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza.
“A ideia foi trazer vários especialistas para ter diferentes visões sobre o tema, que é o mais importante da educação brasileira, que é a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e sua implementação tanto no âmbito dos estados quanto nos municípios”, afirmou a secretária Sílvia Donnini.
Em sua palestra, a professora tratou da BNCC enquanto Política Pública e a sua importância para o processo de equidade e igualdade no Brasil, assim como o processo de construção da Base e da relevância de se ter um currículo no território de São Paulo. “A BNCC é uma ação efetiva que assegura que todo aluno tenha acesso às mesmas aprendizagens. Nosso estado possui propostas curriculares que podem estar inseridos neste contexto. Isso nos une, nos identifica e faz com que monitoremos as Políticas Públicas com clareza”, complementou.
O professor Luís Carlos de Menezes, integrante do Conselho Estadual de Educação em São Paulo (CEE-SP), e consultor da Unesco para propostas curriculares, fez uma análise da BNCC com base na Ciência da Natureza, que é a sua especialidade; Mozart Ramos, diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna; falou sobre as aprendizagens essenciais, o desenvolvimento e formação dos professores; e Almério Melquíades de Araújo, coordenador do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, explicou como o Ensino Médio pode ser o caminho para a formação profissional técnica ou por áreas.
O Congresso Intermunicipal de Educação tem o objetivo de refletir sobre as Políticas Públicas Educacionais e suas implicações no Grande ABC, dando visibilidade às boas práticas desenvolvidas nas redes públicas; reconhecer e valorizar a autoria intelectual docente; analisar as problemáticas, desafios e oportunidades que determinam os cenários da Educação na infância e na juventude, tendo em vista uma educação mais qualificada aos novos tempos. Na ocasião, serão reunidos relatos, experiências e pesquisas desenvolvidas por educadores das redes públicas de ensino, com a proposta para novas intervenções e indicação de necessidades de novos estudos em cada área de abrangência da educação, por meio de submissão dos trabalhos.
Serviço
1º Congresso Intermunicipal de Educação
Data: 26/06 (terça-feira), a partir das 9h
Local: Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação)
Endereço: Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201, bairro Planalto
Apresentação de 98 trabalhos selecionados nos seguintes eixos temáticos, sendo 28 projetos de São Bernardo:
Eixo 1 - Inovação, Educação e Inclusão
Eixo 2 - Inovação, Educação e boas práticas na Educação Infantil
Eixo 3 - Inovação, Educação e boas práticas no Ensino Fundamental
Eixo 4 - Inovação, Educação e boas práticas no Ensino Médio e Educação Profissional
Eixo 5 - Inovação, Educação e boas práticas na EJA (Educação para Jovens e Adultos)
Eixo 6 - Inovação, Educação e boas práticas na formação de professores
Eixo 7 - Inovação, Educação e boas práticas integrando tecnologia
Eixo 8 - Inovação, Educação e boas práticas de Gestão
Oficinas
Sala 26
9h às 10h30 - Jogos na alfabetização para alunos com TEA (Santo André)
10h30 às 12h - Robótica e conexão com o mundo (Rio Grande da Serra)
14h às 15h30- Musicalização infantil, brincar, sentir, tocar (Santo André)
15h30 às 17h - Robótica e conexão com o mundo (Rio Grande da Serra)
Midiateca
9h às 10h30 - O brincar heurístico e os cestos dos tesouros (São Caetano)
10h30 às 12h - Desenvolvimento da competência leitora (São Caetano)
14h às 15h30 - O brincar heurístico e os cestos dos tesouros (São Caetano)
15h30 às 17h - Desenvolvimento da competência leitora (São Caetano)
Sala 25
9h às 10h30 - Iniciação à Língua Brasileira de Sinais (Ribeirão Pires)
10h30 às 12h - Jogos matemáticos: aprender brincando (Mauá)
14h às 15h30 - De olho no Braile (Ribeirão Pires)
15h30 às 17h - Libras para todas as idades (Mauá)
Espaço Tecnologia
9h às 10h30 - Aprendizagem Criativa (São Bernardo)
10h30 às 12h - Aprendizagem Criativa (São Bernardo)
14h às 15h30 - Aprendizagem Criativa (São Bernardo)
15h30 às 17h - Aprendizagem Criativa (São Bernardo)
Colóquio com as universidades
Tema: O papel das universidades na formação dos professores que atuam nas redes de ensino da região do Grande ABC
Das 10h30 às 12h
Palestrantes confirmados: Nonato Assis de Miranda (USCS), Fábio Gerab (FEI), Eliana Vileide Guardabassio (FAMA) e Marcelo Furlin (Umesp)
Mediadora: Sabrina R. Ferreira Gomes (Centro Paula Souza)
Mesa redonda
Tema: Inovação e tecnologia
Das 14h às 17h
Palestrantes confirmados: Bruno H. Galasse (Umesp), Patrícia Coelho (Umesp), Daniela Bogolenta (USP) e Nelson Studart (UFABC).
Mediador: a confirmar.