O técnico Carlos Alberto Parreira está coberto de informações sobre a Colômbia para evitar um tropeço da seleção brasileira na estréia das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006.
Parreira tem um farto material, que inclui vídeos e fotos, sobre o primeiro adversário do Brasil no torneio.
"Temos um repertório para não sermos surpreendidos em nenhum aspecto no domingo", disse o treinador após comandar o primeiro coletivo em Teresópolis.
Ele já assistiu a dois jogos, tem vários relatórios, vídeos e fotos com informações sobre o posicionamento da equipe colombiana. Parreira pretende apresentar este material aos jogadores.
Nestas reuniões, o lado emocional dos atletas também vai ser trabalhado.
"Vamos fazer reuniões para trabalhar o lado da motivação. Temos que estar preparados para as cobranças e até para as dificuldades. É importante que eles saibam que é a primeira vez que um campeão do mundo vai disputar as eliminatórias. É um desafio para todos nós", comentou Parreira.
"As vitórias dão segurança, tranquilidade e a auto-estima melhora. Começar ganhando é fundamental".
Parreira acredita que a seleção que conseguir impor seu futebol vai sair vencedora. "Time bom é aquele que joga à sua maneira. A Colômbia impõe sua maneira de jogar. O Brasil tem que se impor pela qualidade técnica, nunca pela força".
ESQUEMA
O esquema 4-3-1-2, utilizado pelo técnico Mario Jorge Zagallo na Copa do Mundo de 1998, é o escolhido por Parreira para a estréia do time nas eliminatórias.
O técnico brasileiro afirmou que o esquema foi testado na seleção antes das eliminatórias, e será utilizado na partida contra a Colômbia, em Barranquilla.
"Não vamos mudar a maneira de jogar, pelo menos no começo do trabalho. Temos que arrumar um homem para fazer a função de número 1. Quem tem mais chance de executar a função é o Alex", afirmou Parreira.
Alex, do Cruzeiro, ocupou a vaga de titular no coletivo desta quarta-feira, substituindo Ronaldinho Gaúcho, que está suspenso.
|