A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira que 42 companhias disputarão a concessão para a construção, operação e manutenção de 1.787 quilômetros de novas linhas de transmissão em oito Estados brasileiros.
Apenas dois grupos não foram aprovados por não atenderem aos requisitos mínimos do edital: o consórcio Fiatengineering-Iesa, composto por duas empresas brasileiras e uma italiana, e o Consórcio Amazônia, que não disputará apenas uma das quatro concessões para as quais apresentou proposta.
Entre as qualificadas, 37 são companhias nacionais e oito são estrangeiras. Elas devem depositar as garantias financeiras até 22 de setembro na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (LBC). A assinatura dos contratos está prevista para 30 de dezembro.
A estimativa de investimento é de 1,776 bilhão de reais para a as novas linhas que serão construídas em São Paulo, Paraná, Piauí, Ceará, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso e Minas Gerais.
Para ganharem o direito de concessão, as empresas deverão oferecer a menor tarifa ao consumidor, mas como contrapartida, o vencedor terá garantia de receita mínima. O leilão será realizado em 23 de setembro na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
|