Facebook anuncia mudanças para tornar feed de notícias mais 'pessoal'

 

Informática - 12/08/2016 - 06:46:34

 

Facebook anuncia mudanças para tornar feed de notícias mais 'pessoal'

 

Da Redação com IDGNow

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Empresa usará compartilhamentos, curtidas e comentários dos usuários para ranquear o tipo de notícia que deve ficar no topo do feed

Empresa usará compartilhamentos, curtidas e comentários dos usuários para ranquear o tipo de notícia que deve ficar no topo do feed

Uma semana após anunciar mudanças no algoritmo para barrar notícias “caça-clique” no seu Feed de Notícias, o Facebook anunciou nova mudança para defender ainda mais a vocação “informativa” da rede social. 

Em resumo, o Facebook quer tornar mais pessoal a entrega de notícias no seu feed, isso quer dizer que ele usará compartilhamentos, curtidas e comentários seus para ranquear o tipo de notícia que você, provavelmente, gostaria de ler. 

Caso você curta mais notícias sobre tecnologia, por exemplo, você receberá mais conteúdo relacionado à editoria. Da mesma forma, se você comenta mais notícias de celebridades, as chances de você estar mais informado sobre as mesmas - por meio do Facebook - serão maiores.

"Nosso objetivo com o Feed de Notícias é mostrar as pessoas histórias mais relevantes para elas, então nós ranquearemos as notícias para que o que for mais importante para cada pessoa ser mostrado antes no topo de seu Feed", explicou o Facebook por meio do seu blog.

O Facebook ainda informa que para entender melhor como mostrar as notícias "mais informativas", ele recorreu a pesquisas com usuários. Para isso, criou uma espécie de sistema de ranqueamento. Para as histórias que as pessoas classificaram com maior nota, o Facebook perguntou por que usuários gostaram mais dessas em particular. "Uma das razões mais comum que as pessoas nos dão é que a notícia em questão informou melhor sobre o mundo ao redor delas".

A atualização de hoje adiciona outros sinais ao algoritmo do Facebook para ranquear as notícias. 

O Facebook ressalta que a maioria das páginas não sofrerá mudanças significativas a sua distribuição de conteúdo na rede. "Algumas páginas poderão ver um pequeno aumento em seu tráfego, e algumas verão um pequeno decréscimo. Páginas deverão continuar a publicar notícias que são relevantes para suas audiências e que suas audiências possam achar informativas", complementa a empresa.



Facebook faz nova investida para barrar links caça-cliques do Feed

Após mudança em 2014, rede social volta à carga contra as reportagens com títulos enganosos por meio de novas mudanças no seu algoritmo

Um novo dia, uma nova mudança no Feed de Notícias do Facebook.

A cruzada da rede social contra reportagens caça-cliques, que buscam enganar os leitores com manchetes falsas, continua a toda com uma mudança no algoritmo que diminui notícias como “Cachorro Late para Entregador e Sua Reação Não tem Preço”.

Isso significa que você verá menos notícias desse tipo no seu Feed de Notícias.

Mas o Facebook não tinha prometido fazer o mesmo antes? Sim. Em uma atualização do Feed de Notícias feita em 2014, a rede usou dois sinais para dizer se um link era caça-clique: quanto tempo você passava na matéria fora do Facebook, e se você curtia ou compartilhava a reportagem.

O algoritmo está ficando mais sofisticado. A rede social agora vai identificar notícias caça-cliques ao examinar as manchetes e categorizá-las de maneira parecida com um filtro de spam. 

Para isso, o Facebook usou pessoas de verdade para revisar as manchetes e separar frases usadas com frequências em tipos clássicos de notícias caça-cliques.

Além disso, a empresa de Mark Zuckerberg vai analisar páginas que publicam esse tipo de manchete com frequência e diminuir seu rankeamento no Feed de Notícias. Isso afetará o tráfico das páginas, o que poderá inspirá-las a parar de encher o seu Feed de Notícias com chamadas enganosas.

“Queremos veículos que publiquem conteúdo com o qual as pessoas se importam, e pensamos que as pessoas se importam com manchetes que são muito mais diretas”, afirmou o VP de produtos do Facebook, Adam Mosseri, em entrevista ao The New York Times

 



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