Como será esse carro que tem a incumbência de substituir o carro mais vendido no País nos últimos 17 anos?
O repórter fotográfico Oswaldo Palermo ficou três meses no encalço do carro e rodou milhares de quilômetros por vários estados para conseguir as primeiras imagens do projeto VW 249. O resultado você confere nas fotos desta reportagem. O carro está sujo de terra e com alguns disfarces, mas dá para ter uma boa idéia das linhas definitivas.
Veja nas fotos: traseira alta, para choques baixos envolvendo a carroceria e dando a impressão que o carro está “colado” ao solo, provocando um aspecto esportivo. A tampa traseira é lisa e as lanternas que você vê são falsas. Trata-se de um disfarce. As lanternas verdadeiras são pequenas e mais baixas, terminando na base do vidro traseiro.
Observe na foto de frente: os faróis dianteiros estão disfarçados; foi colocada uma moldura contornando a lente, impossibilitando a visão correta do formato. O farol definitivo é mais alongado, estendendo-se para a lateral do carro.
O protótipo fotografado em testes é praticamente o modelo definitivo. Apenas alguns detalhes serão mudados no carro que será produzido em linha.
O Tupi foi projetado e desenvolvido no Brasil. Ele terá duas opções de motor: 1.0 e 1.6, ambos com opção de combustível flexível (que usa álcool e gasolina ao mesmo tempo).
Inicialmente chega somente a versão duas portas, depois chega o quatro portas e a perua, para substituir a Parati, que sairá de linha antes do Gol. A expectativa da Volks é manter o Gol em produção por o maior tempo possível, já que ele é o mais vendido no País. Mas logo que o consumidor migrar as suas compras para o Tupi o Gol deixará de ser produzido.
O Tupi será produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, para abastecer o mercado interno, e na de São Bernardo do Campo para exportação.
|