23 anos depois, os "Caras Pintadas" voltam às ruas pedindo impeachment de um presidente
Da Redação com Folha de SP
Foto(s): Divulgação / Arquivo
No dia 16/08/1992, há exatos 23 anos, manifestantes tomaram as ruas em todo o país vestidos de preto e com as "Caras Pintadas" para exigir o impeachment de Fernando Collor de Mello, acusado de corrupção
No dia 16/08/1992, há exatos 23 anos, manifestantes tomaram as ruas em todo o país vestidos de preto e com as "Caras Pintadas" para exigir o impeachment de Fernando Collor de Mello, acusado de corrupção.
O relatório da CPI que investigava seu governo ainda não estava pronto quando Collor pediu que a população que o apoiava usasse verde e amarelo, o que causou indignação da população que ocupou as ruas vestidos de preto em símbolo de luto pela situação do país.
O apelo de Collor só veio a engrossar o movimento e os protestos cresceram. O Datafolha, na época, 16 de agosto de 1992, constatou que 95% dos manifestantes que foram às ruas adotaram o preto ao invés do verde / amarelo.
Hoje, 16 de agosto de 2015, a população promete ocupar novamente as ruas do país em protesto contra a corrupção e para pedir o impeachment de Dilma Rousseff. Desta vez, os manifestantes devem pintar as ruas vestidos com o verde / amarelo da bandeira nacional em oposição ao vermelho da bandeira petista.