Centenas de pessoas se divertem em festa cigana na Nova Cintra em Santos
Da Redação com agências
Foto(s): Divulgação / Arquivo
Para celebrar essa ligação de mais de 400 anos e o Dia de Santa Sara Kali, padroeira do povo nômade, membros de comunidades de várias cidades do estado, descendentes e simpatizantes da cultura cigana se reuniram em uma grande festa na quadra da Escola de Samba Unidos dos Morros, no Morro Nova Cintra
Você sabia que, segundo os historiadores, Santos foi a cidade que recebeu o primeiro acampamento cigano? Para celebrar essa ligação de mais de 400 anos e o Dia de Santa Sara Kali, padroeira do povo nômade, membros de comunidades de várias cidades do estado, descendentes e simpatizantes da cultura cigana se reuniram em uma grande festa na quadra da Escola de Samba Unidos dos Morros, no Morro Nova Cintra.
O reduto do samba, por um dia, trocou o som dos tamboris pelas palmas e melodias das guitarras ciganas. As passistas deram lugar a ciganas de diferentes gerações, igualmente cheias de graça, força e exuberância. Junto com as apresentações artísticas, as centenas de pessoas que estiveram no evento, promovido pela Secretaria de Defesa da Cidadania, aproveitaram a ocasião para fazer compras. Havia uma infinidade de opções para presentes, desde bijuterias até artesanato, passando também por vestidos, saias, relógios, quadros, leques e, como não poderia deixar de ser, imagens de Santa Sara Kali. Para matar a fome, salgados, doces, bolos, tortas e sanduíches, com opções de lanches até sem adição de lactose e glúten.
A dona de casa, Marcia Helena Campos, aproveitou a festa para comprar um arco e um véu. “Sou fã da cultura cigana, das danças, músicas e aromas. Sem contar que aqui a gente pode adquirir peças que geralmente não vemos nas lojas”.
Na palma da mão
Se para alguns as compras e as danças eram o foco principal, tantos outros o evento serviu para se saber o que destino havia reservado. Afinal, estamos falando de uma festa cigana. Com a palma da mão direita aberta, Irene Prado, ouviu atentamente a previsão do cigano. Após a sessão de quiromancia, as cartas revelaram um pouco mais sobre o seu futuro. “Vem muita coisa boa por aí”, afirmou a comerciante, sem dar detalhes sobre a consulta. “A gente sempre tem curiosidade de saber o que estar por vir”.
Outras atividades
No final da tarde, uma missa campal em louvor a Santa Sara Kali foi realizada na Praça Guadalajara, seguida de procissão em louvor à padroeira. Para encerrar as atividades, o cigano Marcos Reis e Banda se apresenta na quadra da Escola de Samba Unidos dos Morros. Dois microônibus da Linha Conheça Santos da Secretaria de Turismo (Setur) levaram visitantes à festa.