Gasolina com mais etanol valerá a partir de 16 de março

 

Autos - 05/03/2015 - 07:52:12

 

Gasolina com mais etanol valerá a partir de 16 de março

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A pedido do setor automotivo, novos testes estão sendo realizados

A pedido do setor automotivo, novos testes estão sendo realizados

O governo anunciou nesta quarta-feira (4) que o aumento da mistura de etanol de anidro na gasolina, de 25% para 27%, começará a valer em 16 de março, depois de quase um mês de testes adicionais para comprovar a viabilidade da nova composição do combustível.

Com a medida, o governo fortalece o setor de etanol do Brasil, que atravessa uma crise nos últimos anos com o fechamento de dezenas de usinas.

Ao mesmo tempo, a mudança reduz a necessidade de importações de gasolina pela Petrobras, além de garantir um combustível comercializado no País menos poluente, disseram ministros ao anunciar a medida.

"Acabamos de assinar uma resolução. (É) uma operação em que todos ganham", afirmou o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

Em setembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff já havia sancionado lei que permitiu a elevação da mistura do etanol na gasolina até o limite de 27,5%, desde que constatada sua viabilidade técnica, por meio de testes.

Para a gasolina premium, no entanto, ainda vale a mistura de etanol no atual patamar de 25%, acrescentou o ministro.

O anúncio da mistura, altamente aguardado pelo setor sucroalcooleiro, vai garantir uma demanda adicional de etanol de 1 bilhão de litros do biocombustível em 2015, disse a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, assegurando que o País tem oferta suficiente para elevar o percentual da mistura.

A mudança ocorrerá em um momento em que começará a moagem da nova safra de cana do centro-sul do País, principal região produtora de etanol, que está na entressafra.

Em fevereiro, o governo já havia acordado a nova mistura com o setor, que passaria a vigorar naquele mês, depois de diversos testes feitos durante meses para checar a viabilidade do aumento.

"O adiamento foi fruto da segurança do governo para que não houvesse nenhum risco do ponto de vista do rendimento e da durabilidade dos motores com a elevação da participação do etanol", disse Braga, acrescentando que os estudos dão tranquilidade ao consumidor em relação à qualidade do produto.

Ele disse que a expectativa é que os preços na bomba dos combustíveis, com a nova mistura, não sofram impacto significativo.

A resolução sobre o aumento da mistura deve ser publicada na quinta-feira (5).

O anúncio, nesta quarta-feira, foi feito após reunião entre Braga e os ministros Armando Monteiro (Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior), Kátia Abreu (Agricultura) e Aloizio Mercadante (Casa Cívil), além de representantes de entidades como a Anfavea, do setor automotivo, e Unica, do setor de cana-de-açúcar.

 



ANFAVEA: Veículos que não são "FLEX" deverão utilizar gasolina "PREMIUM"

Com o aumento do percentual de etanol na gasolina comum brasileira subindo a 27% a partir do dia 16 de março, a ANFAVEA está recomendando que os proprietários de veículos movidos exclusivamente a gasolina passem a abastecer seus carros com a gasolina "premium", que é mais cara e mais difícil de ser encontrada.

A gasolina premium mantém os 25% de adição de etanol anidro e tem IAD (índice anti detonante) de 91 octanas, contra o IAD de 87 octanas das gasolina comum e aditivada. No Brasil, apenas a Petrobrás oferece gasolina premium, conhecida como "Podium", e que tem preço, em média, 40% mais caro que a [gasolina] comum.

Assim, os proprietários de diversos modelos mono-combustíveis terão que se adaptar (inclusive no aspecto financeiro) a partir de março de 2015.

 



Links
Vídeo