Durante o encontro do Estado de São Paulo do Programa Mais Médicos do Brasil, Praia Grande foi apontada como uma das principais referências estaduais no desenvolvimento do programa. A Cidade conta atualmente com 34 profissionais oriundos da iniciativa do Governo Federal, que visa melhorar o atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
O investimento no Programa Saúde da Família (PSF) e a estrutura oferecida aos profissionais do Mais Médicos na Cidade foram fatores da política de Saúde da Cidade elogiados na apresentação da interlocutora do Ministério da Saúde do programa no Estado, Juliana Terribilli. “Praia Grande tem uma gestão organizada do Mais Médicos. O gerenciamento e o suporte disponibilizado são referências para os outros municípios”.
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município destinou a atuação dos médicos para a Atenção Básica, porta de entrada do sistema, em unidades de Saúde da Família (Usafa). O setor é responsável pelos atendimentos primários que evitam procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas.
A chegada do Mais Médicos foi peça determinante para o aumento para 56 equipes do Programa Saúde da Família e, consequentemente, uma maior oferta de serviços prestados. A Sesap distribuiu esses médicos em unidades que estavam sobrecarregadas, agilizando assim os atendimentos e beneficiando diretamente a população.
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, agradeceu a escolha dos profissionais de atuarem na Cidade. “Sou defensor do atendimento primário e dos programas Saúde da Família e Mais Médicos. A prevenção é fundamental. Isso não se faz em um Pronto-socorro ou hospital. Está sendo estabelecido um processo de retorno de acessibilidade à saúde básica. A comunidade está feliz pela vinda desses médicos”.
Do total de médicos recebidos, 24 são cubanos, 4 argentinos, 2 brasileiros e 2 espanhóis. O Município conta ainda com outros dois médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), iniciativa do Ministério da Saúde incorporada ao programa.
A chefe do Departamento de Assistência à Saúde da Sesap, Maria Cecília Cabrita, ressaltou que o elogio recebido pela Cidade motiva ainda mais toda a equipe de trabalho da secretaria. “É um reconhecimento do trabalho que vem sendo colocado em prática. Praia Grande segue investindo intensamente no setor. O processo de inclusão desses médicos nas unidades após um período de ambientação também é um diferencial municipal”.
Antes de ingressarem na rede, todos os profissionais passaram por um período voltado a capacitações. Durante a etapa de treinamentos, foram transmitidas informações sobre os protocolos municipais da saúde e do perfil social, econômico e epidemiológico local.
Atualmente, os profissionais estrangeiros do programa Mais Médicos que estão atuando em Praia Grande participam do projeto de Aprimoramento Linguístico no Programa Educação e Saúde (Alpes). A ação, organizada pela Sesap, busca oferecer aos médicos mais intimidade com o idioma do País.
O chefe da Divisão de Atenção Básica da Sesap, José Isaías, afirmou que a integração dos Mais Médicos com as equipes já existentes e também com os munícipes superou as expectativas. “A população tem uma aceitação muita positiva do programa. O atendimento prestado nas Usafas tem sido constantemente elogiado pelos munícipes. Tudo isso nos faz perceber que o trabalho está tendo um direcionamento correto”.