O mês de dezembro foi o terceiro melhor da história em vendas de carro do país, porém a indústria automotiva teve um ano bem ruim: 2014 teve queda de 7,4 % nos emplacamentos de carros de passeio e comerciais leves, o que significou o maior declínio desde 2002. As informações são da Folha de S. Paulo.
Segundo a publicação, a queda de 2014 segue a tendência do ano anterior, que também fechou com queda de 4%. No total, foram licenciados 3,33 milhões de automóveis em 2014 (sem contar com caminhões e ônibus).
O aperto no crédito pelo mau momento da economia, a Copa do Mundo e o aumento de 5,3% nos emplacamentos dos veículos em dezembro (último mês com redução do IPI) são algumas causas que afetaram o resultado do setor no país. Além disso, a Argentina reduziu a compra de carros brasileiros – o que, na verdade, foi o principal motivo de queda.
Imposto reduzido
O estoque de carros ainda é grande e pode ser que prolongue as campanhas de imposto reduzido no primeiro trimestre de 2015. Segundo a Anfavea (Associação de Fabricantes), em novembro, os pátios tinham veículos suficientes para atender a demanda em mais de 40 dias.