Estudo prevê baixas contratações temporárias para Natal de 2014

 

Economia - 02/12/2014 - 18:42:38

 

Estudo prevê baixas contratações temporárias para Natal de 2014

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Estima-se que mais de 163 mil trabalhadores serão contratados para este período e apenas 8 mil serão efetivados

Estima-se que mais de 163 mil trabalhadores serão contratados para este período e apenas 8 mil serão efetivados

Um consolidado de pesquisas do mercado elaborado pela ASSERTTEM - Associação Brasileira do Trabalho Temporário apontou que para o natal de 2014 serão contratados 163 mil profissionais. De acordo com Márcia Costantini, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos e vice- presidente da ASSERTTEM, o ano de 2014 não se destacará por grandes contratações de empregos temporários. O número de vagas tende a acompanhar o resultado das vendas e, como a previsão do crescimento das vendas gira em torno de 3%, a expectativa de contratações aumenta apenas 1,0% em relação ao ano anterior.

“Este ano a economia está vivendo um cenário adverso e a inflação generalizada impacta no consumo e encarecimento do crédito, em função da alta de juros. Esta situação acaba afastando os consumidores. Além disso, o endividamento das famílias, confiança do consumidor em níveis historicamente baixos e estagnação do comércio desde o início deste ano colocam os comerciantes em posição cautelosa”, explica Marcia.



Estima-se que cerca de 163.600 trabalhadores serão contratados para este período, onde aproximadamente 24.500 terão a oportunidade do primeiro emprego, no entanto, somente 8.000 profissionais serão efetivados, após as festas de final de ano. A partir de dados do IBGE constatou-se que o nível de estoques dos varejistas se mantiveram estagnados em relação ao mesmo período de 2013, reduzindo a falta de encomendas nas indústrias, e consequentemente, diminuindo a taxa de criação de postos de trabalhos temporários.
A alta do dólar e a desvalorização do real também contribuíram para que o número de contratações sofra alterações, já que os importados respondem por boa parte das vendas. Diferentemente do ano passado, a expectativa é que neste ano o natal não seja dos eletrodomésticos, da informática, dos móveis e do vestuário e calçados, mas sim dos brinquedos, confecção para gestantes, farmácias e perfumaria, artigos de uso pessoal e doméstico, além de material esportivo. Uma vez que esses segmentos não são tão afetados pelo câmbio quanto celulares, computadores e outros produtos que tenham componentes importados.

ABRH-Nacional

Entidade não governamental sem fins lucrativos, a ABRH-Nacional nasceu da união de profissionais envolvidos com a causa de promover a área de Recursos Humanos como agente de transformação que contribui para a formação de organizações mais produtivas, melhores e mais conscientes do seu papel no contexto socioeconômico do país. Hoje, a ABRH conta com 22 seccionais desvinculadas juridicamente e independentes, integradas na missão de promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e gestores de pessoas por meio de eventos, pesquisas e troca de experiências, e de colaborar com os poderes públicos e demais entidades nos assuntos referentes a sua área de atuação.

Filiada à WFPMA – World Federation of People Management Associations e à FIDAGH – Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana, a ABRH-Nacional integra a CRHLP – Confederação dos Profissionais de Recursos Humanos dos Países de Língua Portuguesa, fundada em 2010.

 



Links
Vídeo