O Complexo Industrial Automotivo de Gravataí da General Motors do Brasil (GMB), que fica no município de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), onde é produzido o Chevrolet Celta, comemorou neste domingo (20/07) três anos desde a sua inauguração.
A unidade é uma das fábricas mais modernas e de maior produtividade no mundo, sendo capaz de fabricar um carro a cada dois minutos. Isso porque a GMB aplicou processos mundialmente pioneiros de fabricação, onde o planejamento da linha e a tecnologia de ponta permitem resultados incomparáveis de alta precisão e ganhos substanciais no tempo de produção.
"A fábrica de Gravataí quebrou uma série de paradigmas no processo produtivo. E devido ao extraordinário sucesso de vendas do Celta, que foi o primeiro veículo Chevrolet a ser comercializado pela internet, em um processo totalmente inovador, a fábrica de Gravataí está operando muito próxima de seu limite de capacidade, que é atualmente de 120.000 veículos por ano", destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.
Com um sistema absolutamente inovador de desenvolvimento de projeto, tecnologia de ponta, processos produtivos e produto, Gravataí é um marco na manufatura de automóveis.
Com fornecedores ligados online à GM para saber das necessidades da linha de montagem, o Complexo monta subconjuntos fabricados pelas dezessete empresas fornecedoras, dezesseis delas instaladas no mesmo terreno, em pontos estratégicos. Um modelo pioneiro de operação industrial que encurta o caminho da produção, agiliza processos, reduz "gargalos" e possibilita a correção de eventuais problemas no mais rápido espaço de tempo.
Expansão das operações
Desde o início de abril, logo após uma audiência do presidente Walter Wieland e do vice-presidente José Carlos Pinheiro Neto com o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, foi constituído um grupo de trabalho, formado por representantes do Governo gaúcho e da GM, para avaliar a possibilidade de viabilizar a expansão da fábrica de Gravataí, para abrigar um novo veículo, destinado aos mercados interno e externo.
Na ocasião, os dirigentes informaram ao governador que a experiência muito bem sucedida do Complexo Industrial de Gravataí, tanto em termos de integração com os sistemistas, quanto pelo relacionamento com os empregados, está sendo vista neste momento como a mais adequada para receber o projeto de fabricação do novo veículo, que está sendo disputado por outras fábricas da empresa em diversos países.
|