O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu mais de 9.091.013 de inscrições até as 20h de ontem, 23, o que supera a expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para este ano (8,2 milhões). O número significa um aumento de 14% em relação ao ano passado, quando 7,2 milhões se inscreveram. Os candidatos interessados em fazer o exame tiveram até as 23h59 de ontem para acessar o site do Enem e preencher os campos solicitados.
O Inep ressaltou que, feita a inscrição, o candidato deve pagar a taxa de R$ 35 até o dia 28 de maio. Sem o pagamento, a inscrição não é confirmada. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos.
Depois de inscrito, o candito pode acessar a página pessoal e gerar o boleto para o pagamento. Para isso, é preciso inserir o CPF e a senha cadastrada. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la no local indicado na própria página.
Este ano, travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800-616161, também até o fim do prazo de inscrição. Até ontem, 68 haviam socilitado o uso do nome social.
As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. O exame será aplicado em 1,6 mil cidades.
Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.
Estudantes têm dificuldade de se inscrever no Enem
Os candidatos que deixaram a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio para a última hora reclamaram da lentidão e da dificuldade de acesso ao sistema, assim como ao seviço 0800-616161. Até às 20h de ontem, o exame estava com mais de 9 milhões de inscritos, número recorde, e que representa um crescimento de 26,7% em relação ao ano passado.
Pelas redes sociais, os candidatos reclamavam da lentidão. "Só lembrei de fazer a inscrição do Enem hoje e o site não carrega", diz uma usuária pelo Twitter. "Fazendo a incrição pro Enem, vou ficar aqui até amanhã com essa lentidão", diz outro usuário do microblog. Em uma tentativa da reportagem de acessar o site, a página carregou após cerca de 30 minutos de espera.
Por meio da assessoria de imprensa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que o sistema está operando dentro da normalidade. A página está com 2.170 acessos por minutos e tem capacidade para chegar a 5 mil. A recomendação é que os candidatos continuem tentando.
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebeu, por meio da ouvidoria, o caso de um pai que não está conseguindo fazer a inscrição da filha no exame, porque o CPF dela não está sendo reconhecido. Ele diz que tenta fazer a inscrição desde o dia 17 e que, inclusive, já procurou a Receita Federal para verificar se há algum problema com o CPF. Nada foi identificado. O pai reclama que não consegue contato pelo telefone.
O Inep explica que o sistema de inscrição utiliza um banco físico da Receita, recebido antes do período de inscrição. No entanto, o sistema faz uma busca também online para verificar a existência do CPF. Casos como o do pai que procurou a EBC podem acontecer se o CPF tiver sido emitido recentemente e não constar na base de dados. A recomendação era ligar para o serviço de atendimento 0800-616161. A equipe de plantão atendeu as ligações até às 23h59.
O Enem será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. Feita a inscrição, os candidatos têm até o dia 28 para efetuar o pagamento da taxa de R$ 35. A inscrição só será confirmada após o pagamento. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos.
Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões da EBC que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.
Veja para que pode ser usada a nota do Enem
