O Governo do Estado de São Paulo deu a largada para a Virada Cultural Paulista de 2014. O governador Geraldo Alckmin confirmou a participação de 28 cidades no evento deste ano, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes com a presença dos prefeitos e secretários municipais de Cultura. Foi divulgado também o calendário de realização da Virada – que pela primeira vez ocorrerá em dois fins de semana, 24 e 25 de maio; 31 de maio e 1º de junho – além de revelados os nomes de artistas já confirmados. A partir de agora, está dada a largada para que a Secretaria de Estado da Cultura produza a oitava edição do evento cultural mais abrangente do interior e litoral paulistas.
"Nosso Estado tem um compromisso com a cultura, que tem um papel de transformação da sociedade que é muito importante. A Virada promove cultura com descentralização, levando-a para onde a população paulista está. E para isso, não há melhores parceiras do que as prefeituras municipais" afirmou o Governador Geraldo Alckmin.
No fim de semana de 24 e 25 de maio recebem a Virada Cultural Paulista as cidades de Americana, Araraquara, Barretos, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Piracicaba, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista e Sorocaba. Já no fim de semana seguinte, 31 de maio e 1º de junho, a Virada acontece em Araçatuba, Assis, Bauru, Campinas, Diadema, Ilha Solteira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara do Oeste, Santos, São Carlos e São José dos Campos.
Com a divisão do evento em dois fins de semana, a população paulista ganha a oportunidade de acompanhar a Virada em cidades diferentes, escolhendo a programação que mais lhe agrada em cada fim de semana. Além disso, a mudança atende à necessidade de criar uma alternativa para cidades que realizam grandes festas locais na mesma época da Virada. Outra grande vantagem é que a Secretaria de Estado da Cultura poderá escalar os artistas mais consagrados e requisitados pelo público para fazer até quatro shows em cidades diferentes.
É o caso da banda Titãs, por exemplo, que se apresentará em Botucatu, Indaiatuba, Mogi Mirim e São Carlos. A Virada também conseguiu reunir dois ex-titãs – Nando Reis com participação especial de Arnaldo Antunes – para um show que acontece em Diadema. O rock nacional terá, ainda, as participações de Lobão (com o show Lobão Elétrico Lino, Sexy & Brutal), Arnaldo Antunes (solo), Ultraje a Rigor, Ira! e Raimundos. Da influência e hip hop, vem Gabriel O Pensador, enquanto o manguebeat pernambucano marca presença com a Nação Zumbi. Já Otto faz dois shows diferentes: do seu disco mais recente, The Moon 1111 e do projeto Otto canta Martinho, com repertório de Martinho da Vila.
O rol dos artistas já confirmados inclui ainda nomes consagrados da MPB, como Gal Costa, com o consagrado show Recanto, Geraldo Azevedo, Almir Sater, Guilherme Arantes, João Bosco e Baby do Brasil, além de Wanderléa representando a Jovem Guarda. O ídolo Tim Maia será homenageado em tributo que reúne a Banda Black Rio, Ed Motta e Paula Lima.
Da nova geração da música brasileira, a Virada confirma a participação de Emicida, Criolo, Tulipa Ruiz, Céu, B Negão e os Seletores de Frequência, Farofa Carioca e Pollo.
A Virada também já garantiu a participação de bandas internacionais no evento. O jazzista americano John Pizzarelli – que já gravou dois discos dedicados à música brasileira – se apresenta em Americana. Da Inglaterra, a banda Asian Dub Foundation promete agitar o público de Araçatuba, Indaiatuba e Campinas com sua mistura eletrônica de rapcore, dub, dance e raggae. Já a banda alemã Tusq, cujas influências mesclam folk, rock e indie, se apresenta em Botucatu, Jundiaí, Mogi Mirim e Santa Bárbara D’Oeste.
“Com a realização da Copa em junho e a perspectiva de muitos eventos culturais associados a ela, a produção da Virada Cultural Paulista começou mais cedo este ano para garantirmos a contratação de artistas concorridos”, explica a coordenadora da Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural (UFDPC) – responsável pela realização do evento – Maria Thereza Bosi de Magalhães. “Adiantamos a divulgação dos nomes já confirmados e, a partir de agora, vamos trabalhar no fechamento da grade de programação para cada cidade. Como já é marca da Virada, estarão presentes estilos diversificados nas linguagens música, teatro adulto e infantil, dança, circo e muito mais”, conclui.
A programação é discutida previamente com cada município, que indica as tendências culturais mais apreciadas em cada cidade. A partir disso, a produção da Virada busca contemplar os estilos indicados com nomes consagrados e de vanguarda, oferecendo shows e apresentações tanto para quem quer ver artistas já conhecidos como para os que gostam de conhecer novas tendências.
Vanguarda
Se a Virada Cultural Paulista tem uma tradição, é justamente a de incluir em sua programação artistas de vanguarda junto com os consagrados; nomes jovens da cena emergente e estilos tradicionais como o samba. Para compor essa cena de diversidade musical, já estão contratados para o evento as bandas Metá Metá, Holger, Tokyo Savannah, A Banda Mais Bonita da Cidade, Sandália de Prata, Os Opalas, O Terno, Isca de Polícia, Bicho de Pé, Banda Paralela, Porcas Borboletas, Vivendo do Ócio, Leões de Israel, Copacabana Club, Aliados, Selvagens à Procura da Lei, assim como Azymuth e Hyldon.
A banda Vanguart fará um show especial em homenagem a Raul Seixas. Também estão confirmados nomes da nova MPB, como Thiago Pethit, Tiê, Luiza Possi, Graça Cunha, Fabiana Cozza, Daúde, Ana Cañas e Bruna Caram. Marquinhos Dikuã e Tobias da Vai Vai se apresentam juntos.
Realização e parcerias
A Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e das Prefeituras das 28 cidades. O Estado é responsável pela contratação dos artistas e grupos, além da coordenação geral do evento, enquanto os municípios investem na infraestrutura de som, palco e segurança para garantir a festa. Além disso, a virada tem também a parceria do SESC-SP, que faz uma programação especial nas unidades localizadas nos municípios participantes.
Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, afirma que a participação do SESC na Virada Cultural Paulista “tem o objetivo de proporcionar o acesso da população aos bens culturais, fortalecendo os vínculos com o público de diferentes regiões do Estado e as parcerias institucionais”.
O Catraca Livre e a Fábrica de Aplicativos são apoiadores da Virada Cultural Paulista 2014: em iniciativa inédita, eles vão desenvolver um aplicativo para celulares com toda a programação do evento, cidade a cidade.
A execução da Virada Cultural Paulista é da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), organização social parceira da Secretaria de Estado da Cultura.
ARTISTAS/CIDADES
Estes são os nomes já confirmados para a Virada. A grade de programação completa é bastante extensa e incluirá também espetáculos de dança, teatro adulto e infantil, circo e outras linguagens artísticas. A divulgação de outros artistas e grupos confirmados será feita em breve pela Secretaria de Estado da Cultura.
1º FIM DE SEMANA: 24 e 25 de Maio
- Americana – Criolo e J. Pizzarelli (EUA)
- Araraquara – Otto (The Moon 1111) e Gal Costa
- Barretos – Lobão e Emicida
- Botucatu – Titãs e Geraldo Azevedo
- Caraguatatuba – Gabriel o Pensador e Wanderléa
- Franca – Almir Sater e Lobão
- Indaiatuba – Asian Dub Foundation (Inglaterra) e Titãs
- Jundiaí – Emicida e Ultraje a Rigor
- Marília – Geraldo Azevedo e Raimundos
- Mogi das Cruzes –Guilherme Arantes
- Piracicaba – Guilherme Arantes e Nação Zumbi
- São João da Boa Vista – Ultraje a Rigor e Arnaldo Antunes
- São José do Rio Preto – Gal Costa e Otto (The Moon 1111)
- Sorocaba – Arnaldo Antunes e Criolo
2ª FIM DE SEMANA: 31 de Maio e 1º de Junho
- Araçatuba – Criolo e Asian Dub Foundation (Inglaterra)
- Assis – Moraes Moreira (Acabou Chorare) e Tulipa Ruiz
- Bauru – IRA! e Almir Sater
- Campinas – Asian Dub Foundation (Inglaterra) e Baby do Brasil
- Diadema – Gabriel O Pensador e Nando Reis com participação de Arnaldo Antunes
- Ilha Solteira – (em confirmação)
- Mogi Mirim – Titãs e B Negão e os Seletores de Frequência
- Mogi Guaçu – João Bosco e Céu
- Presidente Prudente – Farofa Carioca e Raimundos
- Registro – Ultraje a Rigor e Otto (Otto canta Martinho da Vila)
- Santa Bárbara D’Oeste – Almir Sater e IRA!
- Santos – Ultraje a Rigor e Tributo a Tim Maia (Banda Black Rio, Ed Motta e Paula Lima)
- São Carlos – Baby do Brasil e Titãs
- São José dos Campos – Otto (Otto canta Martinho da Vila) e Pollo