Nesta quinta-feira (15/08), o deputado estadual Orlando Morando esteve com o o governador Geraldo Alckmin visitando as obras do trecho leste do Rodoanel. Na ocasião, eles conheceram um novo equipamento que vai agilizar o andamento da construção de duas pontes. "A máquina permite que o que levava um mês, seja feito em uma semana. Dá para fazer 60 metros de pista em uma semana", garantiu o governador.
"É uma tecnologia nova vinda da Europa. Vai ser um ganho para São Paulo, para o Brasil e para a engenharia brasileira", disse Alckmin sobre o equipamento de autocimbramento, inédito em obras viárias na América Latina. Com este equipamento será possível a implantação de até 60 metros de tabuleiro de ponte por semana, pelo método tradicional a mesma quantidade de pavimento levaria 30 dias para ser concluída.
São 32,5 km entre Mauá, Arujá e Guarulhos. Mais de 1 km em túneis e 16 km ao todo entre pista elevada, viadutos e pontes. Nesse trecho, as pistas estão sendo construídas de forma suspensa e o uso do equipamento evitou o deslocamento de 4,5 milhões de m³ de terra. "A pista sendo elevada não interfere nas várzeas do rio Tietê. Preserva o meio ambiente, preserva as águas. Não causa problema de alagamento, não interfere na macrodrenagem", explicou Alckmin.
A construção deste trecho do Rodoanel tem entrega prevista para março de 2014. Hoje, são 56 frentes de trabalho simultâneas que empregam mais de 5.750 trabalhadores, entre empregos diretos e indiretos.
“É uma obra de extrema importância para a região do Grande ABC não só por melhorar a questão da mobilidade urbana e do transporte de cargas, mas principalmente pela valorização, o desenvolvimento econômico e a geração de empregos e renda”, disse o deputado Orlando Morando, que se empenhou muito para a construção do trecho Sul e agora mantém a forte atuação em prol do trecho Leste.
O Trecho Leste deve receber, diariamente, cerca de 24 mil veículos. Estima-se que entre 60% e 70% desse fluxo seja de veículos pesados. Por isso, sua importância não só para o desenvolvimento econômico do Estado, mas também para o trânsito da Região Metropolitana de São Paulo, que deixará de receber tráfego com origem e destino nos sistemas rodoviários interligados pelo Rodoanel. Em conexão com o Trecho Sul e o Sistema Anchieta-Imigrantes também viabiliza uma ligação mais rápida e eficiente com o Porto de Santos e com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
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