Praia Grande estará presente na IV Conferência Regional do Meio Ambiente da Baixada Santista. O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto, na Universidade Católica de Santos, campus Dom Idílio (Avenida Conselheiro Nébias, 300, Santos), e reunirá representantes dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista para debater a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O evento é voltado à divulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e difunde práticas positivas que possam contribuir para a elaboração de políticas públicas.
O chefe da Divisão de Gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Carlos Vicente Mensingem, participa, no dia 16 de agosto às 14 horas, do Painel II do evento, intitulado “Situação Atual da Implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos Municípios da Baixada Santista”. Para o engenheiro civil, pós-graduado em Controle Ambiental, os municípios da Região Metropolitana estão equiparados no que diz respeito ao andamento de seus planos municipais.
“Hoje Praia Grande coleta 99% dos resíduos gerados, segundo dados da Geo Brasilis, empresa contratada pela Agem para elaborar um diagnóstico da nossa região”, pontua. “Temos atualmente no Município uma produção de 250 toneladas por dia de resíduos e estamos dentro da referência regional de coleta, que é de 99,4%”.
Vicente destaca ainda que o Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Praia Grande já foi elaborado, e atualmente passa por revisão e atualização. “Também já está em projeto de licenciamento uma nova estação de transbordo no Município, que deve ser instalada no Andaraguá”.
As inscrições para a conferência devem ser feitas até o dia 14 de agosto, pelo e-mail ivcrnabs@unisantos.br, ou no dia do evento, no próprio local. Mais informações pelo telefone 3221-2034, das 14h30 às 21h30. A realização do evento é da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS), do Fórum da Cidadania de Santos, Ibama de Santos, UniSantos, e das nove prefeituras da Região.
Confira a programação completa do evento
16 de agosto – sexta-feira
- 8h – Credenciamento
- 9h30 – Abertura da Conferência
- Representantes das Entidades Promotoras
- 10h00 –Painel I – Fundamentos e Prioridades de Políticas Públicas para a Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos
- Convidados: Representantes do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente
- 11h30 – Apresentação do Regimento da Conferência
- 12h30 – Intervalo para Almoço
- 14h – Painel II – Situação Atual da Implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos Municípios da Baixada Santista
- Convidados: Representantes da Secretaria de Estado das Regiões Metropolitanas e dos Municípios da Região (Secretários Municipais de Meio Ambiente)
- 16h Intervalo
- 16h15 – Painel III: Alternativas para a Destinação Final de Resíduos Sólidos na Baixada Santista
- Convidados: – Gestor Público – Movimento dos Catadores Recicláveis – Universidade – Iniciativa Privada
- 18 às 22h – Programação Cultural
- Lançamentos de Livros – Vídeos – Performances Artísticas
17 de agosto – Sábado
- 9h – Relato Síntese dos Painéis I, II e III e Abordagem Inicial dos Temas da Conferência:
- - Produção e Consumo Sustentável Redução de Impactos Ambientais – Geração de Emprego e Renda – Educação Ambiental (Temas da Conferência).
- 9h30 – Trabalhos em Grupos Temáticos para discussão e aprovação de propostas
- 13h – Intervalo p/ almoço
- 14h30 – Plenária final
- Apresentação, discussão e aprovação das propostas dos Grupos Temáticos
- 16h30 – Eleição de Delegados à Conferência Estadual
- 17h00 – Encerramento da Conferência
|