Duas importantes campanhas estão mobilizaando São Bernardo do Campo desde ontem, 15, até o dia 26 de abril: a de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal e a Vacinação contra a Gripe (Influenza). A novidade deste ano é que a campanha de prevenção do câncer bucal inclui entre o público alvo gestantes, puérperas (mulheres com até 42 dias após o parto, aborto ou óbito fetal) e pacientes com doenças crônicas, embora o foco principal ainda seja a população idosa, mais vulnerável ao problema.
O dia D da ação será sábado (20), quando todas as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade irão abrir as portas, das 8h às 17h, exclusivamente para atender o público alvo das duas campanhas.
A mobilização na cidade para a imunização contra a gripe é parte da campanha nacional contra os vírus gripais mais comuns e a Influenza A (H1N1), a gripe suína.
Devem ser vacinadas as pessoas acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 1 ano e 11 meses, gestantes, puérperas, trabalhadores da área de saúde e portadores de doenças crônicas, como pneumopatias, cardiovasculopatias, nefropatias, doenças hematoló-gicas, distúrbios metabólicos, obesidade mórbida, entre outras.
A vacina é aplicada via intramuscular e em dose única para adultos. Para as crianças, poderão ser necessárias duas doses.
De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica de São Bernardo, a meta do município é vacinar 80% da população de idosos (78.881), grávidas (8.248), puérperas (1.375), crianças entre 6 meses e 1 anos e 11 meses (16.496) e trabalhadores da saúde (13.800).
Câncer bucal - A prevenção contra o câncer bucal será feita por cirurgiões-dentistas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas 32 UBSs do município. Os endereços das unidades estão disponíveis no site da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br.
"Em 2012 foram atendidos aproximadamente 6,2 mil pessoas. Para o ano de 2013, nossa expectativa é superar esse resultado com o aumento do número de profissionais nas equipes de saúde bucal nas UBSs", explica a chefe da Seção de Odontologia Especializada.
A doença acomete mais homens acima dos 40 anos que fumam ou bebem. Os testes são gratuitos e destinados a qualquer pessoa, sem necessidade de agendamento.
Dependendo do diagnóstico, a pessoa é encaminhada para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do programa Brasil Sorridente, localizado no Bairro Nova Petrópolis. Na suspeita de lesão com potencial de ser ou virar câncer, o paciente será direcionado ao Hospital de Ensino Anchieta para nova avaliação e indicação do tratamento adequado.