Anunciado o início das obras do trecho norte do Rodoanel

 

Nacional - 12/03/2013 - 19:33:29

 

Anunciado o início das obras do trecho norte do Rodoanel

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A obra deverá ser entregue em 36 meses.

A obra deverá ser entregue em 36 meses.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou em cerimônia nesta terça-feira o início das obras do trecho norte do Rodoanel. As obras serão divididas em seis lotes, e está orçada em R$ 5,6 bilhões, já com os custos calculados de desapropriações. A obra deverá ser entregue em 36 meses.

Segundo o governo, as cerca de 5 mil famílias que moram nos locais por onde o Rodoanel passará serão indenizadas ou receberão casas através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O custo estimado com a realocação dessa população é de R$ 1 bilhão. “Não deixaremos ninguém para trás", disse o governador. 

A expectativa é que os moradores que apresentarem uma escritura que comprove a propriedade da casa sejam indenizadas, enquanto as que não tiverem o documento recebam uma moradia da CDHU. 

Trânsito deve diminuir na marginal Tietê

A rodovia terá 44 quilômetros de extensão e ligará os trechos oeste e leste do Rodoanel. O trecho norte do Rodoanel começa na confluência com a venida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 quilômetros para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. 

O trecho passará por diversas cidades da região metropolitana de São Paulo, como  Santana do Parnaíba, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã, Santa Isabel, Arujá, Guarulhos e São Paulo. 

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) já publicou a licença ambiental para alguns trechos, que foram considerados de prioridade 1. 

A expectativa do governo é que a obra reduza em até 23% o volume diário médio de caminhões na marginal Tietê, uma média de 17 mil caminhões a menos passando pela região. Com isso, espera-se que a emissão de gás carbônico dos veículos caia entre 6% e 8%.

A obra conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal – R$ 1,72 bilhão -, R$ 2 bilhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e o restante do governo do Estado de São Paulo.

As intervenções serão realizadas em seis lotes. Cada lote possui extensão e valores diferentes: 

 

Extensão

Vencedor

Valor do contrato

Lote 1

6,2 km

Consórcio Mendes Júnior/Isolux Corsán

R$ 647.611.591,06

Lote 2

4,88 km

Construtora OAS Ltda

R$ 604.170.644,64

Lote 3

3,62 km

Construtora OAS Ltda

R$ 601.140.442,61

Lote 4

9,1 km

Acciona Infraestructuras S/A

R$ 788.021.820,59

Lote 5

7,88 km

Consórcio Construcap/Copasa

R$ 646.340.371,22

Lote 6

11,96 km

Acciona Infraestructuras S/A

R$ 619.219.894,43

 

Concorrência

 

A licitação internacional do Rodoanel Norte foi a maior em andamento no País entre 2011 e 2013. O certame seguiu as normas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que participou do financiamento com R$ 2 bilhões. A obra tem também R$ 1,72 bilhão do PAC e o restante do Tesouro do Estado.

 

Dezoito grupos foram pré-qualificados na última etapa da licitação. Entre as vencedoras, se encontram três construtoras espanholas: Isolux Corsán, Acciona Infraestructuras S/A e Copasa.

 

Sobre o Rodoanel Norte

 

O Rodoanel Norte é a maior obra rodoviária financiada pelo BID no mundo.


A rodovia terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. Ele inicia na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

 

O trecho Norte é uma rodovia "Classe Zero" (de alto padrão técnico e controle total de acesso), com quatro faixas de rolagem por sentido entre o Rodoanel Oeste e a rodovia Fernão Dias. O segmento entre a Fernão Dias e a via Dutra terá três faixas de rolagem de 3,6 m de largura em cada pista. A rodovia ainda é provida de canteiro central com 11m de largura e terá velocidade de 100 km/h.

 

O Rodoanel Norte contemplará toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), em especial: Santana do Parnaíba, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã, Santa Isabel, Arujá, Guarulhos e São Paulo.

 

Com sua construção o tráfego de passagem, sobretudo de caminhões, será distribuído e desviado para o entorno da Região Metropolitana de São Paulo, melhorando o fluxo nas marginais e consequentemente o trânsito dos veículos de transporte coletivo. Estima-se redução de 23% do VDM (volume diário médio) de caminhões na marginal Tietê, o que representa 17 mil caminhões por dia (conclusão da obra).

 

O tempo gasto nos congestionamentos e o consumo de combustível serão menores, portanto haverá redução da emissão de poluentes. Calcula-se que quando concluído todo o anel viário a emissão de CO veicular (gases do efeito estufa) diminuirá de 6% a 8% na Região Metropolitana de São Paulo (fonte: Avaliação Ambiental Estratégica do Rodoanel).

 

SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Investimentos 2011- 2013
REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Órgão Valor 
Artesp R$ 606 milhões 
DH R$ 103,5 milhões
DER R$ 981,8 milhões
DERSA R$ 1.060 bilhão
TOTAL - R$ 2 bilhões e 75 milhões
 

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