Fundação Procon-SP suspende a oferta e a venda de cursos da Microcamp

 

Nacional - 08/03/2013 - 12:01:19

 

Fundação Procon-SP suspende a oferta e a venda de cursos da Microcamp

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O Procon-SP determinou a suspensão da oferta e da venda de cursos da Microcamp em todo o Estado de SP, pelo período inicial de 15 dias

O Procon-SP determinou a suspensão da oferta e da venda de cursos da Microcamp em todo o Estado de SP, pelo período inicial de 15 dias

A partir desta sexta-feira, dia 08 de março, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, determinou a suspensão da oferta e da venda de cursos da Microcamp em todo o Estado de São Paulo, pelo período inicial de 15 (quinze) dias.

As  empresas  do  grupo,  conforme  demonstram  inúmeras  reclamações  de  consumidores   recebidas   pelo  Procon-SP,  adotam  práticas  comerciais  desleais,  caracterizada na maioria dos casos pela abordagem enganosa, em  geral  de  consumidores  em condição socioeconômica vulnerável, realizada  nas  escolas,  por  telefone  e nas ruas, de falsas promessas de bolsa de  estudos e estágio, gratuidade de cursos, garantia de colocação no mercado  de trabalho, as quais não são  cumpridas pela empresa.

Também foi constatado  grande  número  de  queixas  em relação a outras  práticas  igualmente  danosas  aos consumidores, como falta de informação  sobre  o  teor do contrato, troca de professores, alteração unilateral da  data  de  início  dos cursos ou do seu período, cobrança abusiva de multa  contratual  e  oferta  abusiva  de  cartão  de crédito para financiamento  dessas despesas.

“A  suspensão  das  vendas  justifica-se  pela reiteração dessas absurdas  práticas  pelos  fornecedores  que compõem o Grupo Microcamp mesmo após a  aplicação   de   diversas   multas.   Não podemos permitir que esses consumidores, especialmente   os   mais vulneráveis, continuem sendo enganados, tendo muitas vezes comprometida sua renda familiar com sonhos que lhes foram vendidos e que, na prática, acabam se tornando pesadelos”, enfatizou o Diretor Executivo do órgão, Paulo Arthur Góes.

Neste  período  a  Fundação  Procon-SP  estará  atenta  e  fiscalizando o  cumprimento  da  medida  por parte da empresa, sendo fundamental também a  denúncia por parte do consumidor caso receba a oferta de cursos por parte  das  lojas da Microcamp. Para tanto, o órgão está disponibilizando em seu site um canal direto com o consumidor, para que ele possa alertar se alguma unidade do fornecedor ofertou ou vendeu algum curso no período de suspensão.

No caso da empresa descumprir a decisão cautelar, a Fundação Procon-SP renovará por igual período a suspensão. Os agentes do Procon-SP ficam desde já autorizados a adotar os meios materiais para garantir o cumprimento das determinações impostas à Microcamp. A empresa e seus representantes legais foram advertidos de que o descumprimento da medida resultará na adoção de providências no âmbito criminal com objetivo de apurar responsabilidade pelo crime de desobediência previsto no artigo 330 do Código Penal, e ensejará a propositura de ação judicial na esfera cível.

O consumidor que  tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode  procurar  o  Procon  de  sua  cidade  ou  um dos canais de atendimento da  Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h,  nos  postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de  senha. Telefone: 0800-772-3633.

Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro -  Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.  No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.
Fax: (11) 3824-0717.
Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico: No  caso  problemas  com  compras  feitas  pela  internet,  a  reclamação  pode  ser  registrada  diretamente  no  site do  Procon-SP pelo endereço:

http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp .

O endereço eletrônico  também  está  aberto  para  orientação  sobre  qualquer outro problema de  consumo.

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão  municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: 
www.procon.sp.gov.br

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo