O primeiro dia do Carnaval da Família 2013, em Praia Grande, reuniu milhares de pessoas que assistiram oito escolas de samba do primeiro grupo desfilarem na Passarela do Samba João Apolônio, nesta segunda-feira (11). A abertura do evento foi realizada pelo grupo Afoxé Laroyê que abençoou a avenida com mães de santo e outras lideranças religiosas.
Composta por rei Momo, rainha, princesa, musa, cidadã e cidadão do samba, embaixatriz e embaixador do samba, a Corte Carnavalesca deu ritmo especial ao evento durante toda a noite. O Rei Momo Orrara Firmino destacou que o carnaval está surpreendendo. “Há alguns anos, poucas pessoas conheciam o Carnaval da Família e hoje são milhares de foliões que se reúnem para assistir as escolas de samba que estão cada vez mais profissionais. A Corte Carnavalesca faz um trabalho fundamental de divulgação da cultura do Carnaval que é de reunir as famílias em torno da alegria e diversão sadia e não da bagunça que alguns pensam”.
Secretário de Cultura e Turismo, Carlos Ananias Lobão destacou que a cada escola que passava pela avenida o público vibrava. “O Carnaval de Praia Grande está cada vez mais bonito. Isso nos deixa muito contentes. Realizamos uma festa grande, com ótima estrutura, sem nenhum tipo de problema, com muita segurança, atraindo famílias e fomentando a economia local. Para a segunda noite a expectativa é ainda maior, com escolas que lutam para garantir a vaga no grupo especial, apresentando grandes obras de arte”.
Subsecretário de Ação e Cidadania de Praia Grande, Anderson Mendes disse que o Carnaval tem um papel importante na Cidade, apresentando em dois dias tudo que foi criado durante o ano. “Gera a integração da sociedade, independentemente da condição social. Mostra que Praia Grande caminha cada vez mais para se tornar A Cidade de Todos. As escolas de samba estão cada vez mais bonitas. Quem acompanhou todo esse processo, desde o surgimento da primeira escola de samba e bloco carnavalesco, vê hoje o desenvolvimento das fantasias e carros alegóricos, além da geração de renda oferecida para comunidade que trabalha na confecção dos produtos”.
Diretor do Carnaval da Liga de Blocos e Escolas de Samba de Praia Grande (Libesa), Abdul Hadi explicou que o Carnaval da Família, em sua sétima edição, tornou-se tradição no Município. “As escolas estão cumprindo os horários e o público, mesmo com chuva, compareceu ao sambódromo. Vemos muita evolução nas escolas de samba, principalmente no grupo especial. Este é um trabalho que começa em abril com reuniões para definir regulamentos. Muitas escolas este ano produziram 100% das fantasias em seus barracões. Por isso, apelamos para que a Prefeitura continue incentivando o Carnaval e também viabilize local para que cada escola realize sua festa para arrecadar verba, e assim se tornar mais independente”.
Jessica Constantino fez questão de sair de Santo André, cidade onde mora, para comemorar o Carnaval com toda sua família na Passarela João Apolônio. “Esta é a segunda vez que venho para cá. Trouxe meus pais, meus irmãos e minha tia. Este ano está ainda melhor que no ano passado. Com certeza está aprovado”.
Escolas - No primeiro dia desfilaram oito escolas de samba do primeiro grupo. A primeira a entrar na Passarela do Samba João Apolônio foi a Guaratude, com o enredo “Sete”, trazendo para a avenida tudo relacionado ao número cabalístico, como As Sete Maravilhas do Mundo, sete pecados capitais, sete cores do arco íris, sete dias da semana, entre outros. A segunda escola foi a Unidos da Ocian, com enredo “Alemão da Praia: sua luta, história e vitória”, homenageando o empresário Alemão, do restaurante do Alemão na Praia, tradicional no bairro que sedia a agremiação.
A terceira agremiação da noite, Escola de Samba João Apolônio Cesac, apresentou os principais pontos turísticos santistas, além dos times de futebol Santos, Portuguesa e Jabaquara, com o enredo “Santos Beleza, Futuro e Tradição”. Já a quarta escola de samba, a Favoritos do Forte, levou o tema “Festival de Paratins: do Sonho ao Garantido, da promessa ao Caprichoso, Favoritos vêm de novo”, com 400 componentes divididos em 12 alas.
A Escola de Samba Ilha do Caieiras desenvolveu o enredo “Mulheres Brasileiras”, quinta a entrar na avenida, levou para a avenida grandes personagens femininas da história como a princesa Isabel, Anita Garibaldi, Chiquinha Gonzaga e a presidente Dilma Roussef. Em seguida a Acadêmicos de Praia Grande retratou a Bahia, suas belezas e tradições com o tema “Bahia, Terra da Felicidade”.
Os Orixás foram o enredo da sétima agremiação a desfilar na Passarela do Samba, a Unidos da Vila do Sapo, que apresentou os 16 orixás cultuados pela Umbanda, Candomblé e o Queto. A oitava escola, a Cristal de Praia Grande desenvolveu o tema “Eu sou o samba, eu sou Cristal”, relembrando sua própria história.
