Uma missão empresarial composta por representantes dos setores da engenharia civil, material de construção, indústria têxtil, automobilística e mineração inicia amanhã uma visita à Líbia com o objetivo de promover o incremento comercial entre os dois países.
As relações comerciais entre o Brasil e aquele país africano são consideradas, pelo Ministério das Relações Exteriores, de baixo dinamismo. Em 2002, por exemplo, as exportações brasileiras foram de US$ 29,6 milhões, sendo que 87% disso relativos à venda de minério de ferro. As importações totalizaram US$ 1,8 milhão.
Nos primeiros meses deste ano, em relação a igual período do ano passado, as exportações brasileiras para a Líbia triplicaram (US$ 3,1 milhões para US$ 9,6 milhões). Mas há enorme potencial de crescimento. Pesquisas de mercado apontam que há demanda também por produtos brasileiros das áreas alimentícia – açúcar, carnes, biscoitos, hortigranjeiros, cereais, leite e laticínios; da construção civil - cerâmicas para revestimento, madeira e ferragens; farmacêutica; equipamentos (setor de ar condicionado); mobiliário; pedras ornamentais; pneumáticos; equipamento de telecomunicações; tubulações; veículos automotivos e autopeças; além de vestuário.
Do programa da missão comercial brasileira, que será chefiada pelo diretor-geral do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, embaixador Mário Vilalva, farão parte seminário de apresentação do Brasil para grupo de autoridades governamentais, dirigentes de empresas estatais e privadas. Serão promovidos também encontros entre empresários de ambos países e realizadas visitas a responsáveis pelas compras externas da Líbia.
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