Maior ilha caribenha, Cuba é lembrada não só para pela figura do ex-presidente Fidel Castro. A imagem do país no setor de turismo, aliás, tem contornos suaves e cheios de cor, a julgar pela riqueza arquitetônica vista nas grandes cidades e o esplendor dos balneários. Por meio desses dois atributos, o turista conhece a história do povo cubano e, também, desfruta de belas paisagens.
Com 11 milhões de habitantes falantes de espanhol, a República de Cuba, nome oficial da ilha, foi descoberta em 1492 por Cristóvão Colombo. Por isso, a área permaneceu sob o domínio da Espanha até 1898, quando foi reconhecida como país independente. Contudo, desde a década de 1950 vive em regime comunista, sendo governada pelo Partido Comunista de Cuba, liderado pela família Castro. Há duas moedas correntes na ilha, o peso cubano e o peso convertível. A primeira é mais usada pelos cubanos, a segunda, pelos turistas. O dólar americano é pouco utilizado na ilha.
Como resultado do bloqueio econômico gerado pelo governo iniciado por Fidel e continuado pelo irmão Raúl Castro, os cubanos encontram dificuldade em obter materiais de construção. Assim, os edifícios não ganham fachadas modernas, são apenas restaurados, o que provoca no turista que passa por Havana, capital de Cuba, a sensação de estar em algum lugar do passado.
Num passeio por Havana - centro histórico e comercial -, o visitante andará por ruas estreitas cercadas por casarões dos séculos XIX e XX. Não à toa, a arquitetura local tem o maior conjunto de prédios coloniais preservados do continente americano. Essas construções apresentam diferentes momentos da arquitetura como o estilo Art Nouveau e Art Déco - movimentos que estiveram em voga entre 1880 e 1940. Além disso, patrimônios históricos reformados seguem o original, com traços barrocos e neoclássicos.
A cozinha típica cubana, conhecida como cozinha crioula, é uma combinação das tradições culinárias da Espanha - colonizadora da ilha - e da África - continente do qual vinham os escravos. Os cubanos utilizam adoram o Rum e o utilizam de diversas formas: puro, on the rocks ou ainda em cocktails como o famoso Mojito. A bebida também é muito utilizada em pratos culinários. Numa pausa pela rota arquitetônica, aliás, o turista pode ir ao tradicional Restaurante Havana Club para comer um petisco e degustar drinques tradicionais como mojito e cubra libre.
Além da capital, a arquitetura na cidade de Cienfuegos também é marcante e pede uma visita dos turistas que vão até Cuba. A beleza e conservação dos palacetes, prédios e casas datadas dos últimos dois séculos, levaram a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) nomear os edifícios como patrimônio mundial. Mas não só da beleza erguida pelo homem vive essa cidade localizada há 250 km de Havana. A “pérola do sul” recebe turistas em busca de descanso em suas belas praias, onde colunas de coral formaram um labirinto submarino, ideal para a prática de mergulho.
Belezas naturais
Reza a lenda que ao avistar Cuba, Cristóvão Colombo disse que seus olhos jamais tinham visto natureza mais bela. Passados 500 anos da declaração do navegador espanhol, a ilha permanece com beleza natural exuberante. No litoral, as águas cristalinas se encontram com areias brancas, douradas e levemente pretas.
O arquipélago Jardines del Rey, na costa norte, é o mais festejado balneário de Cuba. Por lá, as praias têm areia branca e água azul-turquesa, revelando locais ainda virgens, já que a exploração turística teve início há 20 anos. Windsurf, vela, mergulho e pesca são atividades comuns no conjunto de ilhas.
Maior ilha da região com 22 km de praias, Cayo Coco tem mar calmo devido à barreira de corais que protege a ilha e forma lagoas. Interligada por caminhos construídos sobre as águas, Cayo Guillermo é famosa por suas dunas de areia e fauna marinha. Em Jardines del Rey fica o hotel Meliã Cayo Coco, localizado a 1 km de barreiras de corais. A diária para hóspedes adultos custa R$ 195.
Também na região norte, a praia de Santa Lucía tem 21 km de comprimento com areia fina e dourada fina, banhada pelo mar turquesa. A praia na província de Camagüey é protegida por um recife de coral longo a apenas 2 km da costa. Já ao sul de Cuba, o turista encontra Playa Ancón, praia com areias brancas águas que recebem as águas cristalinas do Caribe, perfeitas para snorkeling.

Na capital de Cuba, ruas estreitas são cercadas por casarões dos séculos XIX e XX

Havana tem o maior conjunto de prédios coloniais preservados do continente americano

Construções apresentam estilos arquitetônicos distintos como Art Nouveau e Art Déco

Arquitetura na cidade de Cienfuegos foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como patrimônio mundial

Ilha Cayo Coco tem mar calmo devido à barreira de corais que protege a ilha e forma lagoas

Em Jardines del Rey fica o hotel Meliã Cayo Coco, localizado a 1 km de barreiras de corais. A diária para hóspedes adultos custa R$ 195. Outras informações podem ser obtidas em www.melia.com

Ao sul de Cuba, o turista encontra Playa Ancón, praia com areias brancas águas que recebem as águas cristalinas do Caribe, perfeitas para snorkeling
Com informações da Agência Hélice