Greve dos bancários já fecha 7.324 agências no País

 

Nacional - 19/09/2012 - 21:14:54

 

Greve dos bancários já fecha 7.324 agências no País

 

Da Redação com Agência Estado

Foto(s): Divulgação / Abr

 

O segundo dia de greve dos bancários fechou 7.324 agências no País

O segundo dia de greve dos bancários fechou 7.324 agências no País

O segundo dia de greve - por tempo indeterminado - dos bancários fechou 7.324 agências e centros administrativos de instituições públicas e privadas, informou nesta quarta-feira a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Ontem, a entidade divulgou que tinham aderido a paralisação 5.132 unidades - um aumento de 42,7% de ontem para hoje.

Segundo a entidade sindical, na greve do ano passado, foram paralisadas 6.248 unidades no País no segundo dia.

Já em São Paulo, foram 720 agências, sendo 25 centros administrativos, que fecharam as portas, segundo informou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. A entidade estima que 24.500 trabalhadores locais participaram das paralisações - menos de quatro mil novos bancários se juntaram ao movimento grevista do primeiro para o segundo dia da mobilização. Ontem, eram 20.800 bancários parados, de acordo com o sindicato.

Amanhã, a partir das 11h, bancários, metalúrgicos, químicos, petroleiros e funcionários dos Correios fazem ato na Avenida Paulista (em frente ao Bradesco, na esquina da Rua Itapeva) por suas reivindicações específicas.

A Federação Nacional dos Bancos (Febraban) manteve o posicionamento dizendo que lamenta a decisão pela greve e que apresentou proposta a categoria que prevê, entre outras, proposta de reajuste salarial de 6% para salários, pisos, benefícios e Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Mais cedo, o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro, informou que os bancários continuarão em greve pelo menos até sexta-feira. "A greve vai até os bancos apresentarem propostas decentes". Segundo o sindicalista, a primeira e última proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi no dia 28 de agosto. Se, amanhã, não for feita outra oferta, a greve se estenderá até semana que vem.

O tempo para o final da greve depende do dia em que forem feitas as negociações. "Cada dia que os bancos demoram, aumentam o tempo de greve", disse o presidente da Contraf-CUT. Ele explicou que se a Fenaban pedir a negociação, ela será feita no dia seguinte e só depois disso será convocada a assembleia dos sindicatos, para então entrarem ou não em acordo. Assim, o final da greve pode ocorrer apenas dois dias depois da nova proposta.

Os bancários aprovaram greve por tempo indeterminado nas assembleias realizadas em todo o País no dia 12 de setembro. A categoria rejeitou a proposta dos bancos, de reajuste de 6%, que foi considerado insuficiente. Os bancários reclamam da falta de diálogo e negociação com as instituições financeiras.

A categoria quer reajuste salarial de 10,25%, com 5% de aumento real, e o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4,961,25 fixos. A categoria também exige a criação de planos de cargos, carreiras e salários para todos os bancários, entre outras reivindicações.

Como agir durante a greve:

Em virtude da greve, o consumidor não perde a obrigação de pagar contas, boletos ou qualquer tipo de cobrança. Segundo informou o Procon-SP, as empresas credoras devem oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.

Para efetuar o pagamento de contas antes do vencimento, o consumidor pode utilizar os caixas eletrônicos, bancos 24 horas, internet banking, aplicativos de celular e tablets, correspondente bancário em lotéricas, agências dos Correios e supermercados, ou débito automático. Após o vencimento, os boletos podem ser pagos apenas no correspondente bancário em lotéricas, agências dos Correios e supermercados.

Os saques ficam limitados a R$ 1 mil por dia no caixa eletrônico, banco 24 horas, correspondentes bancários em lotéricas, agências dos Correios e supermercados. Aos correspondentes bancários também são limitados os saques em três transações por dia.

A consulta de extratos e saldo pode ser feita por meio dos caixas eletrônico, banco 24 horas, internet banking, aplicativo de celular e tablets, telefone, correspondente bancário, lotéricas ou agências dos Correios. A retirada de talão de cheques é feita ou no caixa eletrônico ou por meio do internet banking, assim como o bloqueio ou desbloqueio de cartões.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo