Apesar de a greve dos bancários ter sido anunciada sem a interrupção dos serviços dos caixas eletrônicos, consumidores podem encontrar dificuldades para usá-los. Nesta quarta-feira, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou comunicado à imprensa dizendo que o Banco Itaú "ordenou" o fechamento dos caixas no espaço do autoatendimento em diversas agências do País. O banco, por outro lado, afirma que seus funcionários "foram impedidos de entrar para processarem os envelopes de depósito e pagamentos".
"(...) reforçando que mesmo em agências que foram interditadas pelo sindicato dos bancários e onde nossos funcionários foram impedidos de entrar para processarem os envelopes de depósito e pagamentos, buscamos manter a operação. Nossa orientação é para que nossos clientes procurem os mais de 3 mil pontos de atendimento, dando preferência ao Itaú 30 Horas, seja pelo telefone (4004-4828/ 0800-9704828) ou pela internet (www.itau.com.br)". O banco diz respeitar o direito à greve.
Já a Contraf afirma que "em um esforço para diminuir os prejuízos da população diante da intransigência dos bancos, a Contraf-CUT orientou os sindicatos a manterem nos primeiros da greve um funcionamento mínimo dos caixas eletrônicos, em especial para o atendimento dos aposentados".
Ontem, a categoria iniciou a greve por tempo indeterminado, quando 5.132 agências e centros administrativos foram fechados no País, segundo o sindicato. A entidade diz que a paralisação por tempo indeterminado começou com mais força do que a do ano passado, quando 4.191 agências foram paralisadas no primeiro dia de greve.
A categoria quer reajuste salarial de 10,25%, com 5% de aumento real, e o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4,961,25 fixos. A categoria também exige a criação de planos de cargos, carreiras e salários para todos os bancários, entre outras reivindicações.
Como agir durante a greve:
Em virtude da greve, o consumidor não perde a obrigação de pagar contas, boletos ou qualquer tipo de cobrança. Segundo informou o Procon-SP, as empresas credoras devem oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.
Para efetuar o pagamento de contas antes do vencimento, o consumidor pode utilizar os caixas eletrônicos, bancos 24 horas, internet banking, aplicativos de celular e tablets, correspondente bancário em lotéricas, agências dos Correios e supermercados, ou débito automático. Após o vencimento, os boletos podem ser pagos apenas no correspondente bancário em lotéricas, agências dos Correios e supermercados.
Os saques ficam limitados a R$ 1 mil por dia no caixa eletrônico, banco 24 horas, correspondentes bancários em lotéricas, agências dos Correios e supermercados. Aos correspondentes bancários também são limitados os saques em três transações por dia.
A consulta de extratos e saldo pode ser feita por meio dos caixas eletrônico, banco 24 horas, internet banking, aplicativo de celular e tablets, telefone, correspondente bancário, lotéricas ou agências dos Correios. A retirada de talão de cheques é feita ou no caixa eletrônico ou por meio do internet banking, assim como o bloqueio ou desbloqueio de cartões.