Antes do lançamento do Toyota Prius no Brasil previsto para o 2º semestre de 2012, já estão circulando por aqui algumas unidades.
O sistema de Tecnologia Híbrida TOYOTA combina de forma inteligente, um motor elétrico e um motor à combustão em um mesmo veículo
Desta maneira, ocorre maior rendimento que se traduz em uma excelente economia de combustível, obtendo assim os mais baixos níveis de emissões de gases poluentes da atualidade.
Para isso, conta com uma bateria híbrida que atua como acumulador energético, armazenando a energia excedente (por exemplo: ao frear descendo uma rua) para devolvê-la quando se fizer necessário (ao acelerar bruscamente) e também com freios regenerativos, que recupera grande parte da energia cinética que se dissiparia em forma de calor nos freios de automóveis convencionais, enviando-a em forma de eletricidade à bateria híbrida para sua utilização posterior.
Graças a este sistema se reduz notavelmente o consumo de combustível e se aumenta também a vida útil dos discos e pastilhas de freios.
Todos estes processos são realizados de forma completamente automática e em perfeito silêncio, informando ao condutor sobre as transferências de energia térmica e elétrica através do motor de energia situado no painel frontal.
O sistema maximiza os benefícios de cada motor, compensando as debilidades de cada um.
O motor híbrido gasolina-eletricidade combina o poder do motor a combustão interna com a eficiência ecológica e o torque do motor elétrico que nunca necessita ser recarregado e conectado.
Bateria híbrida
A tecnologia Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria para o armazenamento de sua energia, a qual tem varias qualidades a destacar:
Não requer carga externa.
Não necessita manutenção e troca periódica.
O sistema mantém a bateria carregada de forma automática.
Elimina carregamentos e descarregamentos bruscos que diminuem a vida útil da bateria.
Potência máxima 27kW.
Motor de combustão interna
Motor com quatro cilindros em linha e 1.798 cilindradas. De estrutura leve e muito compacta, foi especificamente desenhado para trabalhar em combinação com o motor elétrico.
Deste modo procura-se alcançar rendimento de propulsão inigualável por nenhuma mecânica convencional, sendo muito silencioso e de baixa manutenção.
Além de sua construção muito leve, possui inovações que merecem destaque, como o de ser o primeiro motor a combustão que não requer uma correia auxiliar para mover os acessórios externos, compressor de ar condicionado, bomba de água e direção que funcionam com eletricidade, economizando mais energia.
Motor elétrico
O motor elétrico de 60kW, sincronizado com uma corrente alternada trifásica, de imã permanente e de alto rendimento, em combinação com o motor a gasolina para potencializar a aceleração e impulsionar as rodas motoras quando o veículo funciona em modo elétrico. Durante a frenagem, utilizando os freios regenerativos, o motor também funciona como um gerador de grande capacidade, transformando parte da energia cinética que se perde nos veículos tradicionais em energia elétrica para carregar a bateria do sistema.
Freios regenerativos
Quando o veículo encontra-se em desaceleração ou freando, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética do veículo em energia elétrica usada para carregar as baterias. Este sistema é particularmente efetivo em recuperar a energia quando circulam por locais onde se produzem acelerações e desacelerações frequentes.
Quando se pisa no pedal de freio o sistema controla coordena o freio hidráulico do ECB (Eletronic Control Braking) e o freio regenerativo, conseguindo recuperar energia ainda que em baixas velocidades.
Com este sistema consegue-se um gerenciamento de energia mais eficiente.
Tecnologia Híbrida
O que é um veículo híbrido?
Um automóvel normal funciona somente com um motor a combustão interna. Em contrapartida, um automóvel híbrido funciona utilizando uma combinação de energias, através de um motor à combustão e um elétrico.
Lançado no Japão em 1997, o Prius foi o primeiro veículo híbrido completo produzido em série no mundo. O nome Prius, do latim "pioneiro", tornou-se rapidamente símbolo de um veículo que apareceu antes da conscientização do meio ambiente se converter em uma preocupação social generalizada.
O sistema híbrido da Toyota exclusivo para o Prius foi um marco para todo o setor no que se referia ao desenvolvimento de motores e a mobilidade sustentável.
Atualmente o sistema Hybrid Synergy Drive do Toyota Prius apresenta 90% dos componentes do motor híbrido redesenhados para criar um sistema mais leve e compacto, que busca maior potência, melhor funcionamento a baixas temperaturas, menor consumo real de combustível e redução sem precedentes das emissões de CO2.
O sistema Hybrid Synergy Drive Toyota incorpora uma fusão única de tecnologia avançada e responsabilidade ecológica no desenho dos motores além de ser uma peça fundamental de sucesso mundial com o Prius.
Nos dias de hoje, 14 anos depois do lançamento do Prius, já foram vendidos mais de 2 milhões de híbridos da Toyota em todo o mundo, o que tem contribuído com a redução de emissões de CO2 de automotivos em aproximadamente 10 milhões de toneladas.
Do tipo eletrônica, continuamente variável, é consideravelmente menor e mais simples do que uma transmissão convencional, permite infinitas trocas de marcha para se adequar a diferentes tipos de condução.
Head up Display (HUD)
O Prius possui um display superior (HUD) que projeta as principais informações na base do pára-brisa, similar aos aviões de última geração. Assim, o motorista pode ver informações básicas como a velocidade ou monitorar os dados do eco-monitor, sem tirar os olhos da estrada. Este recurso pode ser ativado manualmente.
Eu sou + Prius
Antes do lançamento do Toyota Prius no Brasil previsto para o 2º semestre de 2012, já estão circulando por aqui algumas unidades. Eu sou + Prius é um projeto em que algumas personalidades experimentam a sensação de dirigir um veículo com tecnologia diferenciada em suas atividades diárias.
Antes do lançamento do Toyota Prius no Brasil previsto para o 2º semestre de 2012, já estão circulando por aqui algumas unidades.