A fundação Procon-SP divulgou nesta terça-feira o ranking de reclamações acerca das empresas de telefonia móvel. Ao todo, desde janeiro, foram registradas 5.713 reclamações ou pedidos de orientação sobre problemas com telefone celular. A empresa Claro foi a líder, com 1.984 queixas; seguida pela TIM, com 1.385.
De acordo com o órgão, em terceiro lugar está a empresa Oi, com 996 queixas, seguida por Vivo (842) e Nextel (506). As principais reclamações registradas são as de cobranças indevidas (como por exemplo a alteração de planos pré para pós-pago sem anuência do consumidor ou cobrança de pacote de dados ou serviços de entretenimento não solicitados, além da dificuldade de fazer o cancelamento) e serviços não fornecidos (funcionamento precário, falhas de conexão, inoperância ou queda de sinal frequente, além da velocidade dos serviços de internet abaixo da contratada).
"Infelizmente este ainda é um gargalo não só no setor de telefonia. As empresas precisam investir mais no atendimento ao consumidor de forma efetiva, dando solução aos problemas de forma fácil e rápida", afirmou em nota o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.
Já o índice de solução dos casos chegou a 85% no período. Procuradas, as empresas ainda não se manifestaram sobre o assunto.
Confira o ranking
1º Claro - 1.984
2º Tim - 1.385
3º Oi - 996
4º Vivo - 842
5º Nextel - 506