Nesta quarta-feira (16/05), o deputado estadual Orlando Morando participou da audiência pública sobre Despoluição dos Rios – Avanços e Desafios, realizada no Plenário Teôtonio Vilela da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Também participaram da audiência os deputados do PT, Donisete Braga, Ana do Carmo, Antonio Mentor, Enio Tatto, o presidente da EMAE, Ricardo Borsari, o diretor de tecnologia, empreendimentos e meio ambiente da Sabesp, João Baptista Comparini, assessor técnico da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, José Carlos Karabolad, presidente do Movimento em Defesa a Vida, Virgilio de Faria, o professor e coordenador do curso de saúde pública da USP, Pedro Mancuso, além de lideranças comunitárias como Luis de Deus, do Jardim do Senhor do Bonfim e Roque Araujo, do Jardim Marcopolo, ambos de São Bernardo do Campo.
“O principal objetivo do Legislativo é possibilitar a participação da sociedade nas discussões sobre temas que vão interferir diretamente em seu cotidiano. Neste caso, a discussão sobre a despoluição dos rios é de extrema importância, principalmente para as pessoas que moram nas áreas de mananciais”, comentou o deputado Orlando Morando.
O deputado também destacou os fortes investimentos e ações do Governo do Estado através da Sabesp, principalmente na região do Grande ABC, visando a despoluição dos rios. “Temos um grande exemplo disso que é o projeto Tietê 3, que tem forte impacto em São Bernardo e tem transformado a cidade em um verdadeiro canteiro de obras”, explicou.
Com investimentos de R$ 66,1 milhões, as obras consistem na construção de 30,4 Km de novos coletores-tronco e trechos complementares dos existentes, todos localizados na sub-bacia dos Meninos, que pertence à bacia do Tamanduateí, um dos principais afluentes do rio Tietê. Os coletores são tubulações de grande porte que recebem os esgotos provenientes das redes coletoras às quais os imóveis estão conectados e os encaminham para tratamento. Por isso, são fundamentais para ampliação dos índices de tratamento de esgoto do município.
Orlando Morando sempre teve forte atuação nessa área. Outra grande conquista do deputado foi a pela aprovação da Lei Específica da Billings, que define a área de proteção e recuperação dos mananciais da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings.
Além de grande atuação para na Assembleia Legislativa e trabalho intenso para a aprovação da Lei, Orlando Morando foi responsável por uma emenda aglutinativa, que permitiu a regularização dos lotes inferiores a 125 metros quadrados.
|