A paraibana Luiza Rabello, de 17 anos, utiliza a internet sempre que pode, para falar com seus amigos e sua família e para se distrair. Adepta das redes sociais, tem um perfil no Facebook e uma conta no Twitter. Se não fossem por alguns detalhes, a menina seria uma jovem internauta como tantas outras. Mas Luiza está no Canadá e, devido a um comercial de TV “estrelado” por seu pai, ela virou a mais nova celebridade da web. Luiza “viralizou”, deu origem a uma onda de memes e, com sua história, ajudou a delinear um pouco do perfil dos brasileiros nas redes.
— No início, minha filha ficou assustada porque da noite para o dia recebeu dezenas de mensagens e solicitações no Facebook, e até retirou sua conta do ar. Mas agora Luiza está mais tranquila e volta ao Brasil semana que vem. Muitas pessoas têm me abordado na rua e perguntado por ela — afirma o colunista social Gerardo Rabello. — Parece que a procura do imóvel anunciado no comercial acompanhou toda a repercussão. As pessoas ligam para a construtora perguntando pelo “prédio da Luiza”, e nem todas as ligações são trotes. Já teve gente que comprou apartamento assim. Acho que vou ter que me mudar para lá.
Gerardo diz que Luiza recebeu várias propostas e, segundo a agência responsável pelo comercial, ela vai estrelar uma campanha assim que voltar ao Brasil. Vai ser uma forma de aproveitar a fama, que começou de forma involuntária. Há cerca de 15 dias, o pai dela foi convidado a gravar um comercial de um empreendimento imobiliário em João Pessoa. Colunista social de família conhecida na capital paraibana, Gerardo reuniu sua esposa e dois de seus três filhos para participar — Luiza, em intercâmbio no Canadá, ficou de fora. Para esclarecer a ausência da menina, os produtores acharam de bom tom o jornalista explicar no vídeo o paradeiro de Luiza. Quando o comercial chegou ao YouTube, o que era para ser uma menção despretensiosa ganhou ares cômicos, e o comercial virou hit instantâneo.
— O “viral”, basicamente, é tudo aquilo que se espalha rapidamente, enquanto o “meme” é aquele pedacinho de alguma coisa com que as pessoas na internet fazem remix, montagem e várias piadas — explica Kaluan Bernardo, produtor de conteúdo da plataforma youPIX, que celebra, discute e analisa a cultura de internet. — Normalmente o meme vem de um viral, mas nem todo viral é meme.
Diretor do comercial “de Luiza”, o publicitário Alberto Acerla conta que levou um susto.
— Fui surpreendido pelo sucesso do vídeo. Era para ser muito simples. Não houve intenção de viralizar. A menção à Luiza era mais uma informação. Não criei o vídeo pensando em fazer esse barulho todo — afirma o profissional da agência Oficina de Propaganda. — Vou estudar o que aconteceu, mas acho difícil replicar esse fenômeno.
Em quatro dias, o vídeo já alcançou quase 100 mil visualizações no YouTube; as palavras “Luiza”, “Canadá” e a hashtag #LuizaEstanoCanada alcançaram os Trending Topics brasileiros do Twitter; e inúmeras paródias com a frase “menos Luiza, que está no Canadá” se espalharam pela internet, como uma canção de forró, uma montagem com a famosa cena do filme “A Queda”, um tumblr com imagens humorísticas e um evento fictício no Facebook para a volta de Luiza ao Brasil.
A história de Luiza não é inédita. Já há algum tempo, memes e virais são partes importantes da cultura digital. Por exemplo, é raro hoje em dia alguém nunca ter tido seu coração amolecido por vídeos virais com estripulias de gatinhos na internet, ou esbarrado em piadas com o meme “Rage Face”. De olho no poder desses fenômenos, publicitários se preocupam em construir campanhas para a internet que se espalhem rapidamente e virem fenômenos. Nos EUA, o site colaborativo “4chan” faz sucesso como um dos maiores criadores de memes com imagens da internet, e o site “Know Your Meme” é notório por compilar e explicar o significado e a origem desses fenômenos (Luiza está no Canadá, mas já está no site também).
Para Kaluan Bernardo, do “youPIX”, os brasileiros têm uma afinidade natural para a criação e a disseminação desse tipo de fenômeno.
— O território da internet brasileira é muito propenso a replicar memes e virais. Sempre queremos compartilhar e mostrar os nossos gostos para todo mundo. Inclusive, nós somos muito propensos ao humor com imagens ou vídeos (que geram bordões) — explica Kaluan, que tem como parte de seu trabalho compilar e explicar os memes do momento no site do youPIX. — No geral, o povo brasileiro sempre gosta muito de humor, e na internet parece que isso só é mais forte e orgânico.
A jovem Luiza que o diga. Ela está repleta de compromissos, pois a LUIZA VOLTOU DO CANADÁ!!!
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