Professores de diferentes cursinhos pré-vestibular chegaram a diferentes respostas na resolução das questões do primeiro dia do Enem. De acordo com o gerente editorial do COC, Osvaldo Antonio Govone, há muitas questões "chatinhas" e os enunciados deveriam ter sido mais claros para evitar polêmicas.
Há pelo menos sete questões da prova em que os cursinhos COC, Anglo, Etapa e Objetivo divergem sobre a resposta correta. Na prova amarela, são as questões 24, 50, 54, 66, 71, 76 e 81. Para Govone, as alternativas são dúbias e os professores ficavam em dúvida sobre o que o autor da pergunta estava pedindo. "Não gostei da prova", concluiu Govone.
Já o professor de Física Bassam Ferdinian, do Cursinho da Poli, criticou duas questões. No caderno azul, ele considera que a questão 46 tem duas alternativas corretas (D e C), já que "ao há evidências dentro do enunciado da questão que neguem a alternativa C como adequada". Já a questão 67 é dúbia por apresentar um infográfico pouco claro.
A equipe de professores do COC responsável pela resolução das questões disse que revisará as respostas, mas as polêmicas não devem ser resolvidas até a divulgação do gabarito oficial, na terça-feira.
Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. No sábado, primeiro dia do exame, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e da Natureza. De acordo com o MEC, o primeiro dia registrou uma abstenção nacional média de 25,29%. Neste domingo, as provas são de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.
A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.
Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.