A instalação dos primeiros terminais de acesso público à internet bancados pelo governo federal com o objetivo de aumentar a inclusão digital no Brasil começou esta semana.
O total dos investimentos nos projetos chega a cerca de 190 milhões de reais.
O primeiro projeto é o Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), que prevê a instalação de 3 500 terminais de acesso à internet em 2 700 localidades do país até abril do próximo ano.
O plano é encampado pelo Ministério das Comunicações e pela empresa de acesso à internet por satélite Gilat. O valor do contrato ficou em 77,9 milhões de reais.
As primeiras máquinas do Gesac foram entregues no Rio de Janeiro, no morro da Mangueira; Belém, no Pará, e na cidade de São Paulo esta semana. Segundo a Gilat, o próximo ponto do projeto será inaugurado em Fortaleza, dia 19 deste mês. Cada ponto é equipado com três terminais de acesso à web.
``A previsão é entregar este ano 820 pontos de acesso, mas a obrigação contratual é entregar 3 500 terminais até abril'', afirmou uma porta-voz da Gilat.
O outro projeto é encampado pelos Correios e prevê a instalação de 5,6 mil computadores com acesso à internet até 2006 em 3,8 mil agências postais do país, em investimentos da ordem de 113 milhões de reais.
Pelo cronograma da Unysis, empresa que venceu a concorrência para a instalação das máquinas, ainda este mês serão instalados os primeiros computadores em 103 agências dos Correios espalhadas pelo país.
Ambos os projetos prevêem acesso gratuito da população a sites do governo e a impressão e digitalização de documentos em alguns casos. O acesso a outros tipos de páginas será pago.
Segundo a organização não-governamental Comitê para a Democratização da Informática (CDI), apenas 23 milhões de pessoas têm acesso à internet no Brasil.
|