Localizada a 313 quilômetros da capital, Ribeirão Preto possui mais de 600 mil habitantes e é famosa pela grande quantidade de bares, restaurantes e casas de show que agitam as noites da região. Mas o município não atrai só os baladeiros de plantão. Ribeirão Preto transformou a região no maior produtor de grãos na virada do século XIX e como herança dos tempos dos barões, o município também atrai apreciadores dessa história.
O Teatro Pedro II, por exemplo, foi construído em 1930, como símbolo de poder da sociedade cafeeira. Inspirado nas casas de shows da Europa, o teatro é o segundo maior em capacidade de público do país. Ele é palco de shows, concertos sinfônicos, peças teatrais, apresentações de dança e espetáculos de ópera. O Museu do Café coronel Francisco Schmidt é outro lugar onde os turistas podem conhecer melhor a história da cidade. Os visitantes encontram um vasto acervo com objetos e documentos do século XIX, como esculturas, carros de boi e fotos do período.
Quem quiser ter contato com a natureza, o Parque Curupira é um destino agradável ideal para passeios em família e com amigos. O parque, considerado como maior área de lazer da cidade, tem cachoeiras, trilhas, lagos, praça de eventos e uma grande variedades de aves e mamíferos. O Parque Municipal Morro de São Bento também é uma boa ótima opção. Ele foi criado com o objetivo de proteger a vegetação do Morro de São Bento e é reconhecido como um parque urbano por se localizar próximo da região central da cidade.
A viagem pode ficar ainda mais atraente com um passeio pelo Mercado Municipal. O consumidor encontra uma grande diversidade de alimentos e artigos religiosos distribuídos por quase 150 boxes. Quem caminhar pela Praça das Bandeiras aos finais de semana também não vai se arrepender. A Feira de Arte e Artesanato reúne mais de 150 artesãos que expõem e vendem produtos em couro, cerâmica, metal, vidro, louça, porcelana, tecidos e flores desidratadas.
A religião também é inspiração para bons passeios na cidade, com destaque para a Catedral de Ribeirão Preto e o Santuário das Sete Capelas. Construída por monges beneditinos, as sete capelas são dedicadas a padroeiros diferentes: Nossa Senhora das Graças, São Judas Tadeu, Nossa Senhora Aparecida, Santa Terezinha, São Jorge, Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro e da Escadaria e Capela da Penitência. Todas as capelas têm um formato de semicírculo, com a fachada voltada para o centro.
Já a Catedral de Ribeirão Preto é um dos pontos turísticos mais visitados do município. Sua arquitetura possui linhas góticas e neoclássicas e o interior da igreja se diferencia pelos vitrais coloridos e pelas telas pintadas por Benedito Calixto. O arquiteto responsável pela construção da igreja foi o italiano Emilio Fagani, que faleceu antes da catedral ser inaugurada, em 1905.
Como chegar
A viagem de São Paulo a Ribeirão Preto dura cerca de quatro horas. Para chegar à cidade, vá pela Rodovia dos Bandeirantes. Após percorrer 90 quilômetros, siga pela SP-330 (Rodovia Anhanguera). Depois de percorrer 202 quilômetros vire à direita para pegar a Avenida Dr. Celso Charuri e você estará em Ribeirão Preto.
Para conferir como está o trânsito nas estradas, acesse os sites da Secretaria Logística e Transportes e do DER. O internauta pode ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.
Conheça outros destinos, no Estado de São Paulo, que preparamos para você.
Águas de Santa Bárbara
São Francisco Xavier
Campos do Jordão
Ribeirão Pires
Serra Negra
São Carlos
São Roque
Araçatuba
Petar
Analândia
Campinas
|