A primeira etapa da intervenção, iniciada em abril de 2009, consiste na implantação de duas pistas, com três faixas de tráfego cada, entre as avenidas Piraporinha e São Paulo. |
Para facilitar o tráfego de veículos entre os bairros Planalto e Paulicéia, principalmente nos horários de pico, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, está implantando uma avenida marginal ao longo do Ribeirão dos Couros, desde a Avenida Piraporinha até as proximidades da Via Anchieta. A intervenção também consiste na canalização do rio, implantação de um coletor tronco, além da remoção de famílias da Favela Naval, já em curso.
A primeira etapa da intervenção, iniciada em abril de 2009, consiste na implantação de duas pistas, com três faixas de tráfego cada, entre as avenidas Piraporinha e São Paulo. O investimento para este trecho é de R$ 29,6 milhões, com financiamento do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), do Governo Federal. O prazo de entrega é até junho de 2012.
Já no segundo trecho, cuja licitação foi lançada no mês passado, serão construídas pistas com comprimento total de 1.150 metros cada entre a Avenida São Paulo e o Corredor ABD. A previsão é que as obras iniciem em agosto e sejam finalizadas em 24 meses.
Também está prevista a construção de dois viadutos na Avenida Corredor ABD (Anel Viário Metropolitano), que farão a transposição das pistas do Anel Viário Metropolitano sobre o Ribeirão dos Couros e a Avenida 31 de Março, deixando o tráfego rápido como em vias expressas.
Também faz parte da intervenção a implantação de um coletor tronco de esgoto sanitário, incluindo interligações à rede coletora existente no entorno da área de projeto. O esgoto será enviado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Caetano.
Moradia – As famílias que viviam na Favela Naval, ao longo do Ribeirão dos Couros, serão realocadas para o Conjunto Habitacional Silvina/Naval, destinado também aos moradores do Núcleo Colina e de diversos alojamentos da cidade.
O projeto inclui também intervenções de infraestrutura, como a implantação de áreas verdes e de lazer, além de equipamento condominial. Há ainda ações de regularização fundiária para garantir a transferência do título de propriedade aos moradores e implantação de um centro comercial.
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A primeira etapa da intervenção, iniciada em abril de 2009, consiste na implantação de duas pistas, com três faixas de tráfego cada, entre as avenidas Piraporinha e São Paulo. |
A primeira etapa da intervenção, iniciada em abril de 2009, consiste na implantação de duas pistas, com três faixas de tráfego cada, entre as avenidas Piraporinha e São Paulo. |