O prefeito Roberto Francisco dos Santos inaugura na segunda-feira (18), às 20 horas, o Viaduto Doutor Roberto Andraus, na Via Expressa Sul, obra que beneficiará em torno de 30 mil moradores dos Bairros Anhanguera e Ocian. A programação será aberta às 16h, com diversas atividades artísticas, sendo encerrada com o show do Bonde do Forró. A Prefeitura de Praia Grande investiu R$ 9,6 milhões na obra.
A integração das duas regiões, viabilizada com o novo acesso, terá impacto positivo no mercado imobiliário e no comércio. Esta é a expectativa de moradores e empresários que se instalaram nas duas localidades.
Há 50 anos, morando em Praia Grande, o comerciante José Antônio Marta, 63, abriu uma loja de material de construção na Avenida Dom Pedro II, no final da década de 70. “O Ocian é um bairro emblemático da Cidade, um dos mais antigos, e acabou ficando isolado com o fechamento do trevo. A abertura do viaduto, sem dúvida, trará mais movimento ao comércio, o impacto será positivo”.
O pernambucano José Dionísio dos Santos, 62, mudou para Praia Grande, há mais de 30 anos. Em 1985, estabeleceu o comércio na Avenida Dom Pedro II. Morador do Bairro Ocian, ele está satisfeito com a obra. “Com fluxo maior de veículos e pedestres, a Dom Pedro voltará a ter mais movimento. Bom para o comércio”.
Maria Bononi, 50, saiu de Tupã, interior paulista, em 2001. Moradora do Bairro Tupi, ela montou uma loja de artigos para decoração de festas infantis, há dois anos. “Logo que a obra começou, já percebemos a valorização dos imóveis. Eu tive sorte, pois, hoje, os preços estão bem mais caros”.
O paulistano Fábio Pereira Tavares, 37, reside no Bairro Maracanã, mas escolheu o Ocian para instalar uma serralheria, em sociedade com o irmão, Flávio, cinco anos atrás. “O viaduto dará mais visibilidade aos comércios, nos dois bairros. A Dom Pedro II voltará a ser uma das principais vias do bairro e isto será positivo para os negócios”.
Há pouco mais de um mês, Tatiana Zanatta Contardo, 27 anos, abriu uma loja de moda feminina, na Rua Josefa Alves de Siqueira, Bairro Anhanguera. “Estou otimista. Ficará mais fácil, para quem mora, no Ocian, freqüentar o centro comercial do Anhanguera”.
Dona de lan house, há seis anos, Ângela de Sousa, 29, acredita em resultados positivos. “O movimento no comércio da Rua Josefa Alves de Siqueira já é bom, mas com a abertura do viaduto, com certeza, o fluxo de pessoas vai aumentar. É uma obra que traz benefícios para o trânsito, comércio e moradores”.
Moradora do Bairro Mirim, Tatiane Santana Ferreira, 28, abriu uma loja de armarinhos, na Rua Josefa Alves de Siqueira, em 2006. “Vai facilitar bastante para a circulação dos veículos. Não será necessário fazer o retorno, no Bairro Quietude, pra ir até o Anhanguera. Minha expectativa é de melhorias pra quem tem negócios ou mora nestes bairros”.
Proprietário do Bar Anhanguera, na Rua Josefa Alves de Siqueira, a poucos metros de distância do viaduto, o paraibano Edmilson Ricardo Batista, 46, avalia como “importante investimento” para a região. “Representa uma grande melhoria para os bairros. Acho que movimento do Ocian para o Anhanguera vai aumentar e, assim, os comerciantes serão beneficiados, além da valorização dos imóveis”.
Obra - Construído na Via Expressa Sul, entre a Avenida Dom Pedro II, no Bairro Ocian, e a Rua Josefa Alves de Siqueira, no Bairro Anhanguera, o empreendimento beneficia uma região onde moram aproximadamente 30 mil pessoas, revitalizando o comércio e valorizando os imóveis da região. Iniciada em janeiro de 2010, a obra foi executada em 15 meses, três a menos em relação ao prazo de 18 meses estipulado no contrato.
O projeto tem as mesmas características viárias e geométricas do Viaduto Antônio Figueiroa (VD20), na Avenida Guilhermina, com duas faixas de rolamento e dois retornos. O viaduto tem 4,5 metros de altura e 24,10 metros de largura. O projeto incluiu outros serviços complementares, previstos no contrato, como a abertura de uma via, com 70 metros de extensão, ligando a Avenida Ministro Marcos Freire (marginal) à Rua Sebastiana Selite Agrella. Na primeira quadra da Rua Josefa Alves de Siqueira as lajotas sextavadas foram substituídas por pavimentação asfáltica. A Prefeitura já planejou a construção de uma praça, em área localizada entre a Avenida Ministro Marcos Freire e a Rua João Miguel dos Santos.