Países europeus começam reabertura gradual do espaço aéreo

 

Internacional - 20/04/2010 - 09:12:45

 

Países europeus começam reabertura gradual do espaço aéreo

 

Da Redação com EFE

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Começou na manhã desta terça-feira a reabertura gradual do espaço aéreo europeu, fechado em muitos países desde sexta-feira devido à nuvem de cinza proveniente do vulcão islandês Eyjafjallajökull. As autoridades preveem que entre 40% e 45% dos aviões consigam decolar.

Países como Bélgica, França, Suíça e Itália já estão retomando progressivamente o tráfego aéreo. Na Bélgica, a aterrissagem do primeiro voo desde o fechamento total de seu espaço aéreo aconteceu às 05h15 (de Brasília), segundo um porta-voz do aeroporto de Zaventem, que também indicou que os aeroportos do país funcionarão com 50% de sua capacidade nesta terça.

Outros países como França, Suíça e Itália já estão retomando o tráfego aéreo progressivamente. O Reino Unido pretende fazê-lo também esta manhã, embora a detecção de uma nova nuvem de cinza que viaja em direção ao país tenha tornado a situação incerta.

A Agência Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) definirá ainda nesta terça-feira uma região na qual ficará proibido voar até que diminua o nível de concentração de cinza vulcânica. A Eurocontrol estabelecerá também um segundo espaço onde a presença destas partículas é sensivelmente menor, e por isso os países poderão decidir se autorizam ou não a retomada dos serviços aéreos.

Por último, uma terceira zona incluirá os países nos quais não tenham sido detectados riscos de contaminação e, portanto, sem motivos para fechar o espaço aéreo. Com esta medida, estipulada na segunda-feira pela a Comissão Europeia e os ministros de Transporte da União Europeia (EU), espera-se que decolem na terça e na quarta entre 10% e 15% mais voos na Europa. Na segunda-feira, apenas 30% dos voos previstos operaram.

Confira como está a situação em cada país:
Na Noruega, as autoridades fecharam às 3h40 (pelo horário de Brasília) o tráfego aéreo no sul do país. A Noruega tinha decretado na segunda a abertura total de seu espaço aéreo pela primeira vez após quatro dias. Os oficiais temem aumento da nuvem de cinzas.

A proibição de decolar e aterrissar se estende até 21h desta terça, pelo horário de Brasília, na Dinamarca. Desde as 3h, porém, é permitida a passagem de aviões acima de seis mil metros.

Na Suécia, foi fechado o tráfego aéreo da zona situada ao sul da linha imaginária entre as localidades de Strömstad e Nyköping, incluindo as cidades de Gotemburgo e Malmoe.

A Autoridade Finlandesa de Aviação Civil (Finavia) anunciou que o espaço aéreo finlandês permanecerá totalmente fechado pelo menos até 12h (de Brasília). Nessa segunda-feira, a situação melhorou, mas voltou a piorar e à noite o aeroporto de Helsinque voltou a ser fechado.

O Centro do Controle do Tráfego Aéreo (NATS) informou durante a noite que, em consequência da atividade do vulcão Eyjafjalla ter aumentado, uma nova nuvem de cinza estava se movendo em direção ao sul e a leste, rumo ao Reino Unido. Por enquanto, está aberto o espaço aéreo na Escócia, na Irlanda do Norte e no norte da Inglaterra, mas os aeroportos internacionais de Londres seguem fechados.

Praticamente todos os voos que iam a decolar do aeroporto de Schipol na Holanda antes de 7h (de Brasília) foram cancelados, assim como as aterrissagens previstas. Segundo o site do aeroporto, o tráfego aéreo será reaberto "por fases", e os primeiros voos vão acontecer durante o dia, com capacidade limitada.

O espaço aéreo alemão seguirá fechado até as 9h (Brasília), embora com exceções seguindo as direções estipuladas pela União Europeia, que estabeleceu três áreas distintas de poluição. A companhia Lufthansa, maior do país, anunciou que espera poder realizar cerca de 140 voos nesta terça-feira.

O tráfego aéreo francês está sendo retomado progressivamente. Nos aeroportos de Paris, a Air France decidiu privilegiar os voos intercontinentais e as linhas que ligam a capital a outras cidades francesas em detrimento dos trajetos com outros países europeus.

A Suíça reabriu seu espaço aéreo às 5h (de Brasília), em virtude de uma decisão tomada na noite de segunda-feira pelo Escritório Federal de Aviação Civil (OFAC), que concluiu que não mais há risco procedente das cinzas do vulcão islandês.

O tráfego aéreo do norte da Itália voltou à normalidade às 3h (de Brasília), depois que os aeroportos foram fechados no sábado passado. O Ente Nacional de Aviação Civil italiano (Enac) anunciou que seriam retomadas em primeiro lugar as rotas nacionais norte-sul e vice-versa e depois serão autorizados os demais voos, de forma progressiva.

Os Países Bálticos, como a Letônia e a Lituânia abriram seu espaço aéreo.

A Polônia decidiu manter restrições sobre o tráfego aéreo, segundo informou a Agência Polonesa de Navegação Aérea. As limitações também se estendem à faixa sudeste. Embora aterrissagens e decolagens de voos continuem proibidas, são permitidos voos de passagem sobre o espaço aéreo polonês.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo