Visando combater a pesca predatória e demais intervenções irregulares na Represa Billings, que completa 85 anos em 2010, a Polícia Militar Ambiental realizou, na última terça-feira (13), a Operação Mananciais. A ação, que se estendeu até a noite de ontem, ocorreu, também, em todo o entorno da represa, e envolveu 40 policiais ambientais, dez viaturas para o patrulhamento terrestre e oito embarcações para o policiamento aquático em vários municípios.
Para dar início à operação, o coronel Ronaldo Severo Ramos, comandante do Policiamento Ambiental, esteve na Estrada do Balneário (altura do km 28,5 da Rodovia Padre Anchieta), junto com o major Marchese, comandante interino do 1º Batalhão de Polícia Ambiental (1º BPAmb). De acordo com o coronel Ramos, a operação é muito importante tanto na repressão, quanto na prevenção aos crimes ambientais.
Durante a Operação Mananciais - realizada nos municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra - foram registrados 18 boletins de ocorrência de vistoria ambiental, e três autos de infração ambiental de pesca predatória. Também foram apreendidos 650 metros de rede de pesca.
Além disso, os policiais encontraram um porto de areia, na Estrada do Capivari, em São Bernardo do Campo, onde foi constatada a atividade de mineração sem a devida autorização do órgão ambiental competente. Nesta ação, duas pessoas foram detidas e conduzidas à Delegacia de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente de São Bernardo do Campo.
Educação ambiental - Um dos pontos altos da operação foi a educação ambiental. Os policiais aproveitaram a ação e orientaram os frequentadores da represa a utilizarem a área somente para lazer. Além disso, informaram sobre a legislação específica de pesca, petrechos, métodos e técnicas permitidos em períodos específicos no Reservatório Billings, prevenindo futuras ações criminosas.