O São Paulo não passou de um empate por 0 a 0 com o Monterrey nesta quarta-feira, no México, e terá que "secar" o Once Caldas para não perder a liderança do Grupo 2 da Libertadores da América.
Com o resultado, o time paulista chega a dez pontos, dois de vantagem para o rival colombiano, que recebe o lanterna Nacional (sem pontos), do Paraguai, na quinta. O Monterrey soma seis e praticamente dá adeus à competição.
O duelo no Estádio Tecnológico foi equilibrado. Mesmo fora de casa, o São Paulo não se intimidou no início e teve a primeira grande chance: Cléber Santana pegou a sobra da defesa, mas chutou em cima de Orozco. O goleiro voltou a aparecer bem aos 23min, após desvio de Washington - a bola ainda bateu na trave.
Do outro lado, Rogério Ceni também mostrou segurança, salvando o São Paulo em cobrança de falta de Ayoví e nas cabeçadas do brasileiro Val Baiano e de Paredes, esta já no final da etapa inicial.
A exemplo do primeiro tempo, o time tricolor deu o primeiro susto na volta do intervalo. Hernanes chutou de longe e Orozco espalmou. Pouco depois, Jorge Wagner subiu livre e cabeceou para fora. Já os mexicanos chegaram pela primeira vez aos 11min, novamente em cabeçada de Val Baiano. Rogério Ceni fez uma defesa espetacular.
Ricardo Gomes tentou dar novo ânimo à equipe, colocando Fernandinho na vaga de Dagoberto. Pouco depois de entrar, o meia-atacante fez boa jogada pela direita e cruzou para trás. Washington não conseguiu completar. No Monterrey, Val Baiano deu lugar ao experiente Arellano.
O São Paulo voltou a pressionar e desperdiçou duas chances seguidas, com Jorge Wagner, que chutou cruzado e viu Orozco defender, e Cléber Santana, tentando por cobertura. Nos 15 minutos finais, porém, foram os donos da casa que pressionaram. Ricardo Gomes trocou Hernanes pelo zagueiro Xandão e a equipe tricolor, no sufoco (Ayoví chegou a acertar o travessão nos acréscimos), segurou o resultado.
O time paulista decide seu futuro na Libertadores no dia 21 de abril, quando recebe o Once Caldas. Caso os colombianos confirmem o favoritismo e vençam nesta quinta, o São Paulo precisará vencer para avançar como primeiro do Grupo 2.
FICHA TÉCNICA
Monterrey 0 x 0 São Paulo
Ponto Forte do Monterrey
Assustou na bola aérea, teve mais posse de bola e cresceu no final da partida
Ponto Forte do São Paulo
Teve boas chances de gol. Orozco salvou os donos da casa, principalmente no primeiro tempo
Ponto Fraco do Monterrey
Pressionou pouco, principalmente no primeiro tempo, para um time que precisava vencer para seguir vivo na Libertadores
Ponto Fraco do São Paulo
Recuou demais nos 15 minutos finais e passou sufoco
Personagem do jogo
Rogério Ceni, que fez pelo menos três defesas muito difíceis na partida
Esquema Tático do Monterrey
4-4-2
Orozco; Pérez (Medina), Morales, Basanta e Paredes; Zavala, Ayoví, Martínez e Neri Cardozo; Sergio Santana (Arellano) e Val Baiano (Carreño); técnico Víctor Vucetich
Esquema Tático do São Paulo
4-4-2
Rogério Ceni; Cicinho (Jean), Alex Silva, Miranda e Junior Cesar; Rodrigo Souto, Cléber Santana, Hernanes (Xandão) e Jorge Wagner; Dagoberto (Fernandinho) e Washington; técnico Ricardo Gomes
Cartões Amarelos
Monterrey: Ayoví
São Paulo: Miranda e Junior Cesar
Árbitro
Saúl Laverni, da Argentina
Local
Estádio Tecnológico, em Monterrey (México)