Um Marea Weekend e um Brava mostraram muito fôlego e resistência em mais uma demonstração da força da Fiat em provas de longa duração. Os modelos ocuparam dois lugares no pódio na 20ª edição da prova de endurance Mil Quilômetros de Brasília, ocorrida no dia 20 de abril no Autódromo Internacional Nelson Piquet, DF. O Fiat Marea Weekend chegou em segundo lugar, seguido pelo Fiat Brava na terceira posição, ambos na categoria I -- a mais difícil da competição que durou quase sete horas --, ficando atrás somente do Porsche GT3. O Fiat Marea Weekend teve a condução alternada entre os pilotos Douglas Mendonça, Ricardo Dilser, Eduardo Cunha e Alvino Pereira Júnior. Já o Brava foi pilotado por Eduardo Cunha, Ricardo Dilser, Alvino Pereira Júnior e Eduardo Bernasconi.
O Fiat Marea Weekend foi o primeiro modelo station wagon a participar de uma prova de endurance, as Mil Milhas de Interlagos em 2000, e, desde então, vem se destacando nas corridas de que participou. O carro utilizado na competição era da versão turbo, com motor Fiat e turbina da marca Garret originais de fábrica. Apenas o mapeamento da injeção eletrônica foi alterado para elevar a potência de 182 cv para 240 cv a 6.000 rpm. O torque máximo de 27,0 kgm a 2.750 rpm pulou para 33,0 kgm a 3.500 rpm. O Brava, apesar de não possuir uma versão turbo de série, utilizou o mesmo propulsor do Marea.
Para atender às normas da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), os modelos da Fiat foram equipados com santantônios feitos de tubo de aço especial e bancos de fibra de carbono. Além disso, os sistemas de freios receberam discos e pinças maiores, com os dianteiros ventilados e os traseiros sólidos, e os sistemas de suspensão, molas e amortecedores foram preparados especialmente para as pistas.
|