Mangue-Seco é uma pequena vila de pescadores (a população não ultrapassa 200 habitantes), cuja característica são as imensas dunas que com a força dos ventos vem cobrindo ao longo dos tempos coqueiros, casas e até ruas. A vila tornou-se famosa a partir do momento em que foram gravados alguns capítulos da novela Tieta (TV Globo), baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado. Apesar de famosa, a pequena vila cujo nome verdadeiro é Santa Cruz da Bela Vista, tem na tranqüilidade do seu dia-a-dia, na simplicidade das suas ruas de areia e na força da natureza exuberante, suas principais atrações.
Localizada as margens do Rio Real, na divisa da Bahia com Sergipe, está a 242 km. de Salvador através da Linha Verde. A melhor forma de chegar é via Sergipe. Vindo do sul, pela Linha Verde, siga até Indiaroba ( já em território sergipano) e dali por mais 12 km em estrada de terra até Pontal. Ali pode-se deixar os carros estacionados e seguir de barco (mais ou menos 40 minutos atravessando o Rio Real) até Mangue-Seco. Para quem vem de ônibus o ideal é ir até Estancia-SE e daí tomar um outro até Pontal. Mangue-Seco abriga diversos ecossistemas litorâneos tais como dunas, restinga, foz, manguezais e praias. A fragilidade e beleza destes ecossistemas fez com que esta área fosse declarada, em 1994 APA - Área de Proteção Ambiental. Portanto, toda e qualquer diversão em Mangue-Seco deve levar em consideração a fragilidade destes ecossistemas como também o respeito a esta tranqüila comunidade de pescadores
São 30 km de praias. Da foz do rio Real até a barra do Itariri, ao sul. Para quem deseja mais mordomia (peixe frito e cerveja gelada) aconselhamos a Praia de Mangue-Seco a 1,5 km da vila. Para os amantes do trekking (caminhada) a opção é a foz do rio Real ou uma longa caminhada através da praia do Coqueiro e da Costa Azul. Apesar do vários nomes ali temos uma única e imensa praia, plana e de ondas relativamente fortes.
Como as ruas são de areia, o meio de locomoção mais utilizado em Mangue-Seco, depois das caminhadas, é o bugre. Ali podem ser contratados passeios pelas praias e também pelas dunas com duração média de duas horas. Passeios de barco pelos manguezais do rio Real também podem ser combinados com os pescadores locais.
DICAS
As imensas dunas que soterram casas e coqueiros também proporcionam a prática do esqui de areia, que é praticado com folhas de coqueiros. Para quem não quiser ir a praia , na beira do rio Real (onde está localizado a vila) existem bares e restaurantes que oferecem saborosos frutos do mar e cerveja gelada.
|