A utilização da água como elemento terapêutico é utilizada desde o tempo de Hipócrates, no entato foi após a Segunda Guerra Mundial que ela passou a ser mais difundida servindo de tratamento para pessoas amputadas, com traumas e até mesmo soldados com problemas psicológicos. A hidroterapia, como foi batizado o tratamento, também é bastante utilizada por deficientes físicos e mentais. Independência, confiança, melhoria do equilíbrio e estímulo da percepção visual são alguns dos benefícios gerados pela técnica.
Segundo Gilson Batista, que coordena o atendimento do Aquacentro Solidário em São Bernardo do Campo, a atividade na água melhora a força e a resistência do sistema cardiovascular e dos músculos em geral. “São atividades que treinam o corpo inteiro, sem provocar esforço ou tensão exagerada”, explica.
O Aquacentro Solidário é mais novo espaço para atendimento de deficientes físicos e mentais carentes na Grande São Paulo. Trata-se de uma piscina especialmente projetada que conta com rampa de acesso para pessoas que utilizam cadeira de rodas, corrimão de apoio em toda sua volta para ser utilizado quando elas estiverem dentro da água, aquecimento a gás e tubos com jatos de água que proporcionam o trabalho de hidroterapia. Uma plataforma móvel garante a regulagem da profundidade.
A piscina está instalada em uma área coberta de 352 m², com vestiários masculino e feminino adaptados para deficientes, com cinco chuveiros, dois vasos sanitários e três lavatórios cada um. O local conta ainda com um sistema de teto solar para ventilação interna.
Gratuito - O projeto conta com uma equipe de 32 profissionais: dois coordenadores, 13 professores de educação física, três fisioterapeutas, dois salva vidas, um técnico de piscina, quatro ajudantes e sete estagiários. Durante o período de um ano, as 400 pessoas já inscritas vão receber, gratuitamente, tratamento de hidroterapia e de fisioterapia.
O novo equipamento é destinado à população carente e é mais um dos projetos desenvolvidos especialmente para os portadores de deficiência. Além da piscina, o município mantém um Centro de Ecoterapia, o CREBA (Centro Recreativo Esportivo Especial), cursos esportivos para portadores de deficiência, cinco escolas de educação especial, inclusão de alunos especiais e cursos profissionalizantes. Através do site chavedavida.com.br, o município ainda estimula a inclusão do deficiente no mercado de trabalho.
São Bernardo também criou uma Comissão de Acessibilidade e realizou um senso para quantificar e conhecer quem são os portadores de deficiência . Este levantamento cobriu todo o município e não foi apenas uma amostragem.
|