O presidente do Partido dos Trabalhadores, deputado federal José Dirceu, disse nesta quarta-feira, em entrevista no Centro de Treinamento do Banco do Brasil, sede do escritório de transição de governo, que o povo brasileiro ficará surpreso com a qualidade do ministério do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
“Será uma grata surpresa para o país o ministério de Lula”, afirmou.
Mas ao ser perguntado sobre quando seriam anunciados os nomes dos ministros, Dirceu disse que caberá somente a Lula a divulgação, no momento adequado.
Por outro lado, Dirceu deixou claro que todos os partidos que apoiaram Lula nos dois turnos das eleições serão contemplados com cargos no primeiro escalão do governo.
“Nós vamos compor o governo com todos aqueles que apoiaram a nossa candidatura no primeiro e no segundo turno, e isso está sendo feito dentro do prazo que nós temos”, disse.
Segundo o presidente do PT, ainda há tempo hábil para a indicação do novo presidente do Banco Central e demais diretores da instituição, cujos nomes precisarão ser sabatinados pelo Senado antes do recesso parlamentar, que começa no dia 15 deste mês.
Dirceu disse que o presidente eleito está fazendo consultas e que o PT continua conversando com aliados na Câmara e no Senado.
Na véspera, o coordenador de transição de governo, Antônio Palocci, afirmou que Lula poderia divulgar todos os nomes de seus auxiliares nesta quinta-feira.
Sem pressões
O presidente do PT ressaltou também que não está havendo pressões de partidos para nomeações de pessoas junto a Lula.
“Ninguém pode pressionar o presidente leito. Ele está fazendo as consultas e eu conversando com os aliados no Congresso”.
Segundo Dirceu, o novo governo será mais amplo do que o próprio PT e que a “esquerda”brasileira.
|