O Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher – ato que ocorre simultaneamente em todo o mundo no dia 25 de novembro – foi lembrado por São Bernardo com ações preventivas voltadas ao bem-estar da mulher.
Durante os dias 23, 24 e 25 de novembro, a Prefeitura promoveu atividades nas ruas centrais da cidade e no interior do Shopping Metrópole.
Na ocasião, integrantes da Frente Regional de Combate à Violência contra a Mulher, liderados pela equipe que integra o Programa de Atenção à Mulher em Situação de Violência da Prefeitura, orientaram e distribuíram material de divulgação como adesivos e folhetos explicativos aos pedestres e motoristas que circulavam em torno do Paço Municipal.
Paralelamente, outra equipe atuava em um estande montado nas dependências do Shopping Metrópole, distribuindo material institucional e fornecendo informações sobre o tema a todos os interessados. “Acho fundamental essa iniciativa de São Bernardo. Precisamos banir a questão da violência contra a mulher”, disse a estudante universitária Flávia Martins, moradora da cidade.
As mulheres vítimas de maus tratos e que correm risco de morte são encaminhadas para a Casa Abrigo – mantida pela prefeitura – onde permanecem com seus filhos pequenos até que a situação de risco seja eliminada. No local passam por atendimento psicológico, social e jurídico oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. O programa é desenvolvido em parceria com a Delegacia da Mulher, onde elas registram queixas relativas as desavenças com os seus companheiros. Para tratamento médico, elas são encaminhadas à rede municipal de saúde.
|