O último encontro do ano do grupo de trabalho das Guardas Municipais, do Fórum Metropolitano de Segurança, no último dia 20 de novembro, reuniu 15 municípios do Estado de São Paulo para finalizar a proposta de padronização das estatísticas das Guardas Municipais.
De acordo com o comandante da GCM de São Bernardo do Campo, coronel Antônio Branco, o objetivo desse trabalho é integrar as informações registradas pelas guardas e Polícias Civil e Militar. “Com a integração das informações vai ser mais fácil cada município trabalhar junto as principais ocorrências, através de uma estatística única elaborada pelo Fórum, que terá como base uma ficha de ocorrências comum à todas as guardas”, explicou o comandante.
No encontro ficou determinado uma planilha de 69 ocorrências divididas 12 grupos que abordam crimes contra a pessoa, contra o patrimônio, contra a paz pública, contra os costumes e contra a administração pública. Tráfico de drogas, porte de armas, infrações de trânsito, auxílio, apoio, defesa civil e outras ocorrências também serão classificadas nesse estudo.
Essa ficha possui um sistema de ocorrências compatível com os das Polícias Civil e Militar e até mesmo com padrões próximos aos que integrarão o Infocrim – sistema on-line de mapeamento da criminalidade, com base nas informações das ocorrências policiais – que será implementado em vários municípios no início do próximo ano. A planilha de ocorrências será encaminhada para aprovação dos prefeitos na próxima plenária do Fórum Metropolitano de Segurança, na quinta-feira, 28 de novembro.
|