O Conselho Mundial de Automo-bilismo confirmou as mudanças para a Fórmula Um anunciadas pela Fede-ração Internacional de Automobilismo (FIA), em Londres, após reunião do comitê da categoria.
O Conselho, reunido em Mônaco, ratificou, principalmente, a retirada do Grande Prêmio da Bélgica do calendário de 2003, devido à falta de acordo com as escuderias sobre a proibição da propaganda de cigarro nesse país.
Para a formação do grid, serão realizados dois treinos diários, na sexta-feira e no sábado, às 13:00 e às 14:00, respectivamente, com cada piloto dando uma volta sozinho na pista.
Na sexta-feira, a ordem de largada será decidida a partir da classificação no Mundial de Pilotos, com o líder entrando primeiro na pista e assim sucessivamente.
Já no sábado, a ordem respeitará os tempos registrados na véspera, com o mais rápido largando por último.
As sessões de treinos livres serão mantidas das 11:00 às 12:00 de sexta-feira e das 9:00 às 9:45 e das 10:15 às 11:00 de sábado.
A partir de 2003, os oito primeiros colocados em cada corrida marcarão pontos, dois a mais que antes: 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1.
Quanto às ordens das escuderias, que tanta polêmica causaram em 2002, estão proibidas desde que possam interferir no resultado das corridas.
E, por final, cada escuderia está autorizada a usar dois tipos diferentes de pneu em pista seca por prova, até o limite de 10 jogos por corrida. Antes, as equipes só podiam usar um tipo. Já sob chuva, o regulamento só vai permitir um tipo de pneu por GP.
Essas mudanças tem o objetivo de tornar a categoria mais competitiva, após a Ferrari dominar a temporada 2002, vencendo 15 das 17 provas, com o pentacampeão, o alemão Michael Schumacher, somando o recorde de 11 vitórias.
|