Desde o último dia 12, às 21h00, será inaugurada a mostra ´A Arte e a Técnica de Miguel Juliano‘, onde um dos mais importantes arquitetos do país reúne 48 projetos entre residências, centros de convenções e culturais, como o Parque Anhembi e o Centro Cultural do SESC em Pinheiros, expostos ao público através de desenhos, maquetes, fotos, estruturas. A exposição acontece no Museu da Casa Brasileira, onde permanecerá durante trinta dias. O arquiteto, que comemora 50 de carreira, explica a importância da retrospectiva: “Durante boa parte da minha vida profissional fui autodidata; escolhi um caminho difícil, mas isto me permitiu manter em minhas atividades uma conduta simultane-amente crítica e didática, aspectos que procurarei mostrar nos detalhes e objetos expostos”. A mostra foi idealizada e desenvolvida pela GIRO, empresa das arquitetas Cristiane Corrêa e Luciana Meili, que se especializaram em projetos culturais voltados para a arquitetura.
Na abertura do evento, será lançado o primeiro volume de uma coleção de livros de arquitetura para estudantes, desenvolvida a partir da parceria entre a GIRO e a editora Ateliê Editorial. O primeiro volume trará o detalhamento completo do projeto COC – Colégio Oswaldo Cruz, de Miguel Juliano, conforme explica Cristiane Corrêa, autora desta primeira edição: “Através dessa publicação, estudantes e interessados em arquitetura terão acesso ao detalhamento de uma obra e seus desenhos, dos sistemas complementares e construtivos. Como não podia deixar de ser, estreamos com uma obra bastante interessante do Juliano, um colégio construído em Ribeirão Preto, concebido para uma organização que implantou pioneiramente um sistema de ensino totalmente informatizado”.
A Arte e a Técnica de Miguel Juliano
A mostra reúne croquis, desenhos, fotografias, maquetes e objetos desenvolvidos ao longo da carreira de Miguel Juliano. Entre os destaques, estão os elementos arquitetônicos criados pelo autor, como as formas metálicas e elementos vazados de concreto. Ambos representaram inovações significativas, permitindo substituição de materiais, como é o caso das formas metálicas, que evitaram a utilização de grande quantidade de madeira nas constru-ções, e os elementos vazados, que controlam a entrada de luz e ventilação, otimizando o uso de aparelhos de ar condicionado.
O detalhamento de três grandes projetos em curso, do Hotel e do Novo Pavilhão do Parque Anhembi, do Centro Cultural do SESC Pinheiros e da reforma com retrofit do tradicional Hotel Jaraguá são outros destaques da mostra. Entre as suas obras recentes em São Paulo, incluem-se vários edifícios de ensino, dois centros culturais, a renovação do edifício do Hotel Jaraguá no centro de São Paulo, o plano diretor da zona Leste do Guarujá - em implantação -, o edifício Faria Lima Premium, o novo projeto para o Parque Anhembi, o Centro de Diagnóstico da Pem Engenharia, e um grande edifício de escritórios na rua Hungria.
Ficha técnica
Exposição: ´A arte e a técnica de Miguel Juliano‘
Abertura: 12 de dezembro de 2002, às 21h00
Período: até 12 de janeiro de 2003
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 2705, fones 11 3032 3727, 3032
2564, 3032 2499
Dias e horário: de terça a domingo, das 10h00 às 17h00
Entrada: R$ 5,00
Patrocínio: ACISA, Bemo do Brasil, Construtora Carmo Couri, Mendes
Júnior, Eliane, Giroflex, APLUB Previdência, Orion Aceralia, Alcântara
Machado, Construtora São José, JAL Empreendimentos e Participações
Apoio Cultural: Neo-Rex do Brasil, Maison du Vin
|